No processo de avaliação do estado sorológico da hepatite B estão envolvidos antígenos e anticorpos, os dois precisam ser analisados para que possamos identificar as fases da infecção, se a pessoa está imunizada ou se está vulnerável a ter a doença, entender o significado de resultados positivos e negativos dos exames e as combinações entre HBsAg, anti-HBc IgM, anti-HBc e anti-HBs, chegamos a um diagnóstico satisfatório.
Para entender melhor a relação entre eles vamos ver primeiro o que é antígeno e anticorpo. Antígeno é toda substância que ao entrar em contato com o organismo consegue desencadear uma resposta imunológica, linfócitos serão ativados e se multiplicam ativando outras respostas imunes adequadas ao invasor. Conhecidos também como imunoglobulinas ou gamaglobulinas, os anticorpos são moléculas de glicoproteínas, capazes de reconhecer e de neutralizar os antígenos para que desta forma possam ser eliminados ou fagocitados pelos macrófagos.
O antígeno de superfície da Hepatite B, o HBsAg é uma proteína da superfície do vírus B, este antígeno pode ser detectado em altas concentrações no sangue durante a infecção aguda e crônica, sua presença indica que a pessoa está infectada pelo vírus B.
Podemos identificar também o anticorpo contra o antígeno de superfície da Hepatite B, o anti-HBs, sua presença geralmente é interpretada como recuperação e imunidade ao vírus B. Este anticorpo Anti-HBs também é detectado em pessoas que foram vacinadas e estão imunizadas contra o vírus B.
Entenda melhor neste texto por que um resultado de hepatite no teste Anti-HBs deu positivo.
Os anticorpos totais contra o “core” (núcleo) do vírus da Hepatite B, o anti-HBc, aparece no início dos sintomas na hepatite B aguda e continua presente por toda a vida, indica infecção pelo vírus B, atual ou passada.
Os anticorpo IgM contra o “core” (núcleo) do vírus da Hepatite B, o anti-HBc IgM, caso positivo indica uma infecção recente pelo vírus B (≤6 meses). Sua presença indica infecção aguda.
Significado dos resultados de exames positivos e negativos HBsAg, anti-HBc IgM, anti-HBc e anti-HBs
Se temos resultados dos exames HBsAg, anti-HBc, anti-HBs todos negativos, temos neste caso uma pessoa que está sujeita a ter a hepatite B, pois não está imunizada.
HBsAg estando negativo e anti-HBc, anti-HBs positivos, indica que esta pessoa está imune por infecção natural, teve a doença e está imunizada.
Veja mais detalhes sobre resultado de exame anti-HBc e anti-HBs positivos neste texto.
Se o HBsAg e anti-HBc estiverem negativos no resultado do exame, e o anti-HBs estiver positivo, neste caso a pessoa está imune por vacinação, tomou a vacina e ficou imunizada.
Se tivermos um resultado positivo para os exames HBsAg, anti-HBc IgM, anti-HBc, e negativo anti-HBs, indica uma infecção aguda.
Caso tenha HBsAg e anti-HBc positivos e o anti-HBc IgM e anti-HBs, negativos, a pessoa tem uma infecção crônica (necessária persistência do HBsAg por mais de 6 meses).
Por último, se tiver um HBsAg e o anti-HBs negativos, estando o anti-HBc positivo, temos neste caso algumas possibilidade – 1. Infecção resolvida com Anti-HBs não detectado (mais comum), 2. Anti-HBc falso-positivo, 3. Infecção crônica com HBsAg não detectado.