Saúde PúblicaHemorróidas - Relação com gravidez e trabalho

Hemorróidas – Relação com gravidez e trabalho

A hemorróidas é uma patologia muito freqüente. Estudos apontam que a hemorróidas atinja cerca de 4,5% da população e após os cinqüenta anos aumenta ainda mais. Muitas pessoas acham, que as hemorróidas é um problema vergonhoso, no entanto, ele é comum. Pode-se dizer que todos os indivíduos acima dos trinta anos têm ou tiveram algum episódio de hemorróidas mais ou menos acentuado, e que são relativamente poucos os que durante a vida se vêem livres de alguma complicação hemorroidal.

As hemorróidas, o distúrbio mais comum no reto, consistem em uma dilatação das veias hemorroidais da membrana mucosa do interior do reto (canal retal/região anal). O conjunto de veias da região anal é denominado plexo hemorroidário.

A hemorróidas podem ser classificadas em 4 graus:
Hemorróidas de grau I – São as que nunca exteriorizaram para fora do canal anal, ocorre geralmente um sangramento esporádico, vermelho-vivo às evacuações e são na grande maioria assintomáticos.
Hemorróidas de grau II – Exteriorizam-se para fora do canal anal durante a evacuação e retornam para o interior do canal com o fim da evacuação. Podem ocasionar sangramentos, dor e coceira no ânus.
Hemorróidas de grau III – São aquelas que se exteriorizam para fora do canal anal com a evacuação e podem ser recolhidas. Causar dor, sangramento, coceira e secreções no ânus.
Hemorróidas de grau IV – Permanecem constantemente para fora do canal anal e não podem ser reduzidas manualmente. Podem ocasionar sangramento, dor, coceira e secreções no ânus.

As hemorróidas podem ser de dois tipos:

Hemorróidas internas – Raramente causam dor, por serem revestidas pela membrana, pequenos sangramentos.
Hemorróidas externas – não costumam causar sangramento por serem protegidas pela pele que as reveste. Pode causar dor, inchaço, coágulo.

As hemorróidas externas incham e causam dor, depois desaparece naturalmente quando o sangre é reabsorvido pela corrente circulatória. A hemorróidas externa trombosada contém um coágulo de sangue, pelo rompimento de um vaso sangüíneo sobre a pele. O sangue coagulado forma um nódulo doloroso, que muitas vezes se rompe.

Pessoas com dietas pobres em fibras, mulheres grávidas, hipertensos e profissionais que permanecem longos períodos sentados tendem a desenvolver hemorróidas.

A doença e os sintomas

Embora toda hemorróidas seja oriundo de pressão abdominal, em numerosos casos tal pressão é tão somente decorrente de esforço à evacuação ou da retenção (constipação) Outros fatores como ansiedade, refeições, liberação de hormônios, também colaboram.

gravidez-trabalho-problemasGestação: embora em muitas mulheres as hemorróidas desapareçam logo depois do bebê nascer , é proveniente da constipação, condição comum durante a gestação, peso do útero em crescimento aumente a pressão sobre as veias retais. Comum no último trimestre de gravidez.

A hemorróidas podem vir a ocorrer associada a alguma patologia como:
Consumo excessivo de álcool e cirrose hepática: os alcoólatras ou as pessoas com cirrose hepática podem ser susceptíveis a um aumento da pressão abdominal pelo fígado aumentado, mas também por um aumento da pressão nas veias que transportam o sangue do intestino ao fígado.

Insuficiência cardíaca: a insuficiência cardíaca aumenta a pressão venosa e assim poderia agravar uma situação já existente.
Esforço excessivo: a tosse, o espirro, o levantar de um objeto pesado ou qualquer atividade que aumente a pressão da região pélvica ou retal, podem ser responsáveis pelo aumento conseqüente da pressão sobre as veias da região retal.
Câncer no reto: uma das manifestações de doença grave é uma sensação de plenitude no reto, que estimula o esforço evacuatório desnecessário e improdutivo.
Hipertensão: também aumenta a pressão da região perianal.

Outras doenças: os tumores do intestino e abdome, ou qualquer doença que interfira seriamente com o processo digestivo normal.

Permanecer sentado ou de pé por tempo prolongado: a pessoa fica propensa a hemorróidas. Profissões que fica muito tempo sentado estão sujeitos a desenvolver varizes nas pernas e no ânus.

Má dieta e maus hábitos alimentares: dietas pobres em fibras e baixo consumo de água propiciam o aparecimento de hemorróidas pelo endurecimento das fezes. O diagnóstico desta doença é clínico, confirmado pelo exame proctológico com retossigmoidoscopia.

Em casos de hemorróidas recomenda-se a ingestão de dieta rica em fibras, reduzir o uso de papel higiênico, paradas programadas durante o trabalho, com caminhadas curtas, e exercícios.

Alguns medicamentos utilizados em casos de hemorróidas (procure seu médico para maiores informações):
Ultraproct – Cinchocaína + fluorcotolana + clemizol. (anestésico tópico, glicocorticóide e anti-histamínico.) Similares:Nupercainal, Senol, proctil; Plantabem – Fibras. (repositor de fibras).; Venostatin – Escina. (Saponina encontrada na semente da castanha-da-índia. Suposto efeito sobre a fragilidade vascular. Reduz a permeabilidade capilar e são usados como protetores capilares em distúrbios circulatórios). Similares: Reparil drágeas, Reparil injetável. E outros remédios naturais. Processos cirúrgicos também são muito usados.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

24 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

24 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Desejo sexual – Estudos adiantados sobre viagra feminino

Um grande laboratório farmacêutico está desenvolvendo uma droga que...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

24
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x