O HBeAg surge no início da infecção pelo vírus da hepatite B – HBV, neste caso não é detectado anticorpo e sim o antígeno. Pessoas com resultado reagente têm maior risco de transmissão do HBV do que pacientes HBeAg não reagentes. Veja como coletar o sangue para realizar este importante exame, e saiba qual o significado de um resultado positivo.
HBeAg, este antígeno “e” é detectável no sangue ao mesmo tempo que o HBsAg. Sua presença mostra que está ocorrendo replicação viral e infectividade. O exame de HBeAg detecta o antígeno propriamente dito, permanece por várias semanas e é muito importante para caracterizar a multiplicação viral, consequentemente este paciente poderia transmitir o vírus a outras pessoas nesta fase.
Como coletar o sangue para realizar o exame HBeAg
Para realizar o exame HBeAg o material usado é o sangue.
O jejum não é obrigatório mas é recomendado que faça um pequeno jejum por 4 horas antes da coleta.
O material biológico será retirado da veia do braço para proceder o teste. Depois o material será encaminhado para análise.
HBeAg negativo
O desaparecimento do HBeAg é indicativo de redução da replicação viral.
Embora não exclua essa possibilidade (mutante pré-core). Nos casos autolimitados, soroconversão ocorre em poucas semanas, surgindo o anti-HBe.
Nas cepas com mutação pré-core (não produtores de proteína “e”) este marcador não é detectável apesar da replicação viral.