Hanseníase (lepra), teste de sensibilidade e exame de laboratório

LaboratórioHanseníase (lepra), teste de sensibilidade e exame de laboratório

A hanseníase é uma doença infecciosa de característica contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae, que ataca células da pele e as células dos nervos periféricos.

Um doente de hanseníase apresenta mancha ou manchas na pele com evidente perda de sensibilidade, e estas manchas podem ser hipopigmentadas, avermelhadas ou da cor do cobre, podem ser planas ou elevadas, não têm prurido e normalmente não doem. Apresentam falta de sensibilidade ao calor, tato ou dor; e podem aparecer em qualquer parte do corpo. Outros sinais que podem aparecer: Nódulos avermelhados ou acobreados ou áreas difusas, espessas e brilhantes da pele sem perda de sensibilidade.

Fique atento também porque nem todas as manchas são sinais de hanseníase, aquelas que apresentam sensibilidade normal; que existem no corpo desde o nascimento; as pruriginosas; as que aparecem ou desaparecem de repente e se espalham rapidamente não são de hanseníase.

Transmissão da hanseníase

A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por meio de germes que são eliminados por gotículas durante a fala de uma pessoa com outras e que são inalados por eles penetrando no organismo pelo nariz. E também pode ser por meio do contato direto com a pele através de feridas de doentes. Mas atenção, este contato que é dito é necessário que seja íntimo e prolongado para que a contaminação venha a ocorrer, como permanência na mesma residência. Por isso é importante fazer exame dos familiares do doente de hanseníase.

Como é feito o teste de sensibilidade

Explique e demonstre à pessoa o que você irá fazer. Com um objeto pontiagudo, caneta esferográfica, ou algo parecido, toque ligeiramente a pele com a ponta da caneta, peça à pessoa que aponte o local onde sentiu o toque da caneta.

Feito isso, peça a ela que feche os olhos, ou olhe para um lugar diferente da área a ser testada de modo a não observar o teste que você fará. Agora, toque ligeiramente o centro da mancha da pele mais proeminente com a ponta da caneta, sem, no entanto, afundar a pele a ser testada e peça à pessoa que indique o local onde sentiu a ponta da caneta. Repita este procedimento na pele normal, e depois na mesma mancha anterior, para você ter certeza da resposta da pessoa.

Se esta pessoa não conseguiu sentir o toque da ponta da caneta, é por que a sensibilidade dessa lesão de pele está alterada ou até mesmo ausente, trata-se, neste caso, de hanseníase e se ainda não estiver sendo acompanhada no serviço de saúde deverá ser encaminhada para o posto de atendimento, e o médico fará todos os outros testes e exames laboratoriais que forem necessários para iniciar o tratamento o quanto mais rápido possível.

Complementar estudo do teste em Guia para eliminação da Hanseníase.

Veja também atlas de Hanseníase de Diltor Vladimir A. Opromoll e Somei Ur.

Como é realizado o exame de laboratório para hanseníase

Se o médico solicitar exames laboratoriais (diagnóstico laboratorial), este paciente deve procurar este serviço no seu município, todos os laboratórios de saúde pública devem oferecer o exame ou encaminharem para um outro laboratório que realize este procedimento. No laboratório o atendente vai avaliar qual a data ideal para este paciente realizar o teste e o exame será marcado.

Se quer saber como é a realização do exame para hanseníase, coleta do material, e como é o resultado poderá clicar neste link, no texto expliquei detalhes sobre sintomas e diagnóstico laboratorial de Hanseníase (lepra).

No laboratório a coleta do material, um líquido que sai da pele conhecido como Linfa, (raspado de tecido dérmico) será colhido no lóbulo orelha direita e esquerda, e cotovelo, alguns centros de saúde adotam também colher do joelho, e da lesão se for o caso ou indicado pelo médico. A baciloscopia da linfa é o exame complementar mais útil no diagnóstico. A coloração é feita pelo método de Ziehl-Neelsen e apresenta-se o resultado sob a forma de índice baciloscópico da linfa (IBL), numa escala que vai de 0 a 6+, dependendo do número de bacilos observados por campo à microscopia. A baciloscopia da linfa positiva classifica o caso como MB, independente do número de lesões.

[Atualização 23.02.2013] Está chegando o Teste Rápido para hanseníase, um novo aliado, para detectar e combater a doenças, pois se apresenta positivo antes dos sintomas, rápido e simples para realizar, desenvolvido por pesquisadores de Seattle, nos EUA, e a notícia boa, será produzido aqui no Brasil pela OrangeLife. Veja aqui o novo texto completo.

Baixe o Guia de Hanseníase

Acompanhe o vídeo sobre hanseníase para complementar sua pesquisa.

 

5 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

5 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

[…] O diagnóstico clínico do médico é realizado examinando a pele da pessoa com suspeita da doença a procura de manchas dormentes, realiza também testes de sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, faz apalpação dos nervos do braços , pernas e pescoço, e investiga se no convívio familiar não existe pessoas com a doença, e depois pode solicitar exames de laboratório para pesquisar bacilos da hanseníase. […]

[…] Hanseníase, conhecida também como lepra é uma doença infecciosa, causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Um doente […]

Hanseníase (lepra), teste de sensibilidade e exame de laboratório http://t.co/4gtLxXpP via @silvanocv

Hanseníase (lepra), teste de sensibilidade e exame de laboratório http://t.co/FQ1JitBj via @silvanocv

Hanseníase (lepra), teste de sensibilidade e exame de laboratório http://t.co/1eRSCF2t

Most Popular Articles

5
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x