O número de casos de infecção pelo vírus influenza H1N1, gripe suína, aumentam de maneira descontrolada, devido a própria característica do vírus e também, muitas vezes, por desatenção de algumas instituições governamentais da saúde. Mas estando neste patamar, sou obrigado a concordar com o Ministro Temporão que determina “não realizar exames laboratoriais em todos os pacientes suspeitos da doença, somente em casos mais graves“.
Os exames de laboratório para confirmar ocorrências da gripe A H1N1, deste momento em diante serão feitos somente nos pacientes que apresentarem um quadro sintomático mais grave ou por amostragem, em casos de surtos em localidades públicas. “O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é poupar os kits usados na identificação do vírus e também evitar uma sobrecarga nos institutos que realizam os exames”.
Uma medida que considero necessária e de extrema urgência é a descentralização da realização dos exames para diagnóstico do H1N1, como o que deve acontecer no RS – onde técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vão fazer uma inspeção no Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen-RS) para que o local possa confirmar casos de influenza A (H1N1) – gripe suína, reduzindo o tempo de entrega dos laudos, proporcionando à equipe de saúde melhores condições para cuidar de seus pacientes e também ações sanitárias na localidade.
Bom dia! Jamais vi meu filho, durante seus 12 anos, com tamanha febre (acima de 38,5 a 39,5) persistente e com intensa dor de cabeça por quase 8 dias consecutivos, além de calafrios e garganta inflamada (sem incomôdo), no período de 25 a 31/07/2014, ainda com picos febris até 03/08. Nos dois primeiros dias, levei-o a dois hospitais diferentes e nenhum médico pensou nessa possibilidade, fato que só me ocorreu de ser H1N1 bem depois. Todavia, o exame para ver se teria sido dengue foi feito no 8º dia e resultou “não reagente”. Em maio passado, nós havíamos tomado a… Read more »
Muito boa a materia …
Mais gostaria de saber se existe exames para comprovar a gripe h1n1 e se o uso do tamiflur em paciente com 84 anos que sofre de DPOC que é uma doença cronica poderia estimular o aumento dos leucocitos ja que a msm estava em crise da doença e bastante debilitada.
Olá. O Texto é muito explicativo. Tenho uma dúvida. Minha namorada apresentou os sintomas , dor no corpo, febre, tosse, dor de cabeça há 4 dias. Ontem ela estava com dificuldade pra respirar e fez um raio-X e tinha uma infiltração no pulmão. tomou o primeiro TAMIFLU ontem e foi encaminhada pra casa. Hoje de manhã ela tomou o segundo TAMIFLU. Mas ela sente que a dificuldade pra respirar é mais constante, continua com febre, e sente dores no pulmão, quando deita piora. A minha pergunta é se só o TAMIFLU é o suficiente para essa infiltração. E se essa… Read more »
Exames de sangue comuns conseguem detectar o virus?
Olá!!. Minha filha tem apenas 3 anos…apresentou os sintomas e a Médica ontem informou q ela estaria sim com a gripe suína.. ja está tomando o remédio. Sendo q não fez o tal exame q comprova a doença. Estou muito aflita… Não consigo aceitar o fato de não poder ter feito o exame que comprova o H1N1, ja que minha fila estava apresentando um quadro infeccioso muito grande. Febre muito alta ultrapassando 39Graus, uma infiltração no pulmão( Discreta). por favor peço maiores esclarecimentos! Muito obrigada.