Breve relato sobre febre amarela, e o que a população deve fazer para prevenir-se, onde encontrar a vacina? Quando deve tomar?
Infecção aguda causada por flavivírus e transmitida por mosquitos, resultando em uma doença com comprometimento renal, hepático e coagulação intravascular disseminada.
Dois ciclos importantes de transmissão: No tipo urbano a transmissão do vírus acontece de uma pessoa infectada a um receptor não imune por mosquitos (Aedes spp.); No tipo silvestre há um macaco reservatório e o vetor é o Aedes spp.
Os sintomas que geralmente ocorrem são: náuseas, dor de cabeça, calafrios, febre, vômito, aparecimento de icterícia, geralmente não é severa, proteinúria (aumento da concentração de proteínas na urina) e hemorragias. Nos casos fulminantes há progressão de insuficiência renal e hepática para coma e morte.
Nenhum tratamento antiretroviral específico esta indicado.
Informações mais específicas de cada caso pode ser vistas em MS/Gov
Para evitar a Febre Amarela Silvestre somente a vacinação está indicada. Vacinem-se gratuitamente nos postos de saúde do bairro onde você reside. Tome a vacina 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença.
Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. Bebês com menos de 9 meses não devem ser vacinados, além de portadores do HIV/Aids, pessoas com infecção e em tratamento de câncer, pois estão com baixa imunidade.
A população pode manter-se calma, não há motivos para pânico, apesar do governo não agir corretamente em muitas situações, inclusive sempre critico aqui no blog, neste caso específico da febre amarela, o ministério da saúde esta atuando de maneira adequada, com serenidade e responsabilidade, pelo menos até agora.