Exames – Não cumprir recomendações para coleta de sangue pede gerar erros nos resultados

Exames de sangueExames - Não cumprir recomendações para coleta de sangue pede gerar erros nos resultados

Na prática laboratorial nos deparamos com situações em que o paciente, no afã de realizar rapidamente seus exames, ou por outras desculpas injustificáveis, chega até mesmo a mentir para o funcionário do atendimento, relatando, por exemplo, que está em jejum, mesmo depois de ter tomado café da manhã.

Estas situações prejudicam o próprio usuário do serviço, que recebe resultados de exames que muitas vezes acabam não sendo condizente com a realidade, conseqüentemente o tratamento não será o ideal, a recuperação da sua saúde prejudicada.

recepcao laboratorio - Plugbr

O paciente muitas vezes não entende, devido ao momento de fragilidade causado pela doença ou por ignorância mesmo, que seu exame deve ser feito o mais rápido possível, mas de maneira correta, respeitando as normas preconizadas para cada tipo exame, só assim receberá um resultado condizente com a realidade vivida pelo seu organismo naquele momento.

Para o exame de urina é preconizado que seja coletado a primeira urina da manhã, desta maneira as substâncias presentes neste material serão identificados com facilidade, já se fosse colhida uma amostra pouco tempo depois da última micção, como acontece algumas vezes no laboratório, correríamos o risco de não identificar elementos importantes para o diagnóstico, visto que esta amostra de urina estaria muito diluída, e com pouco volume.

Por isso as informações prestadas pelo paciente na recepção do laboratório são fundamentais para chegar a um diagnóstico real e preciso.

No próximo texto estarei abordando algumas recomendações que devem ser observadas quando for necessário realizar algum exame laboratorial. Se desejar mais alguma informação poderá utilizar, logo abaixo, o formulário disponibilizado pelo plugbr.net para que os leitores façam comentários ou mesmo alguma pergunta.

9 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

9 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Venho agradecer e parabenizar. O texto é de fundamental relevância, principalmente para os jovens que estão estudando ou iniciando estagio no setor de coleta, é sempre bom adverti-los em relação as informações erroneas dadas pelos pacientes e as consequencias que estas traram para a analise.
Um abraço.

Olá,

Me chamo Érica, tenho 27 anos e moro o Rio de Janeiro. Fiz segundo grau técnico em Patologia Clinica e me formei em 2000. Nunca trabalhei nesta area, apenas realizei um estagio no mesmo ano de conclusão do meu segundo grau no hospital geral de Jacarepaguá. Quero muito trabalhar nesta area, mas estou um pouco enferrujada, portanto quero me atualizar e não sei como. Pode me ajudar? Me diga alguns cursos e onde posso faze-los para me atualizar e conseguir uma vaga como técnico de laboratório.

Desde já agradeço,

Érica Ferreira.

Olá, estou fazendo um curso de coleta de sangue mas são apenas tres dias e com prática em aula. será que eu consigo emprego ou só se eo estiver com curso de enfermagem.

Boa noite

Sou téc de enfermagem do trabalho, tenho uma duvida a respeito
da quantidade de amostra de sangue em uma coleta.
Aguardo um retorno.
Att
Adenilson.

Olá espero q esteja bem. Vou escrever com certa pressa… Trabelhei na area da saúde por sete anos em setor administrativos mas sou formada em uma área tbm ligada a saúde e conheço um pouco sobre as rotinas internas tanto de hospital, como clinicas de angioplastia/cateterismo, radiologia e laboratoriais. Ocorre em Maringá um determinado convênio de saúde e seu laboratório que impõe um período de coleta até as 11h da manhã e isso desrespeita o metabolismo e rotina de jejum para pessoais que tenham rotina de trabalho diferenciado, tais como, hábitos noturnos e alimentações efetuados na madrugada. Solicito que fale… Read more »

Most Popular Articles

9
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x