Na prática laboratorial nos deparamos com situações em que o paciente, no afã de realizar rapidamente seus exames, ou por outras desculpas injustificáveis, chega até mesmo a mentir para o funcionário do atendimento, relatando, por exemplo, que está em jejum, mesmo depois de ter tomado café da manhã.
Estas situações prejudicam o próprio usuário do serviço, que recebe resultados de exames que muitas vezes acabam não sendo condizente com a realidade, conseqüentemente o tratamento não será o ideal, a recuperação da sua saúde prejudicada.
O paciente muitas vezes não entende, devido ao momento de fragilidade causado pela doença ou por ignorância mesmo, que seu exame deve ser feito o mais rápido possível, mas de maneira correta, respeitando as normas preconizadas para cada tipo exame, só assim receberá um resultado condizente com a realidade vivida pelo seu organismo naquele momento.
Para o exame de urina é preconizado que seja coletado a primeira urina da manhã, desta maneira as substâncias presentes neste material serão identificados com facilidade, já se fosse colhida uma amostra pouco tempo depois da última micção, como acontece algumas vezes no laboratório, correríamos o risco de não identificar elementos importantes para o diagnóstico, visto que esta amostra de urina estaria muito diluída, e com pouco volume.
Por isso as informações prestadas pelo paciente na recepção do laboratório são fundamentais para chegar a um diagnóstico real e preciso.
No próximo texto estarei abordando algumas recomendações que devem ser observadas quando for necessário realizar algum exame laboratorial. Se desejar mais alguma informação poderá utilizar, logo abaixo, o formulário disponibilizado pelo plugbr.net para que os leitores façam comentários ou mesmo alguma pergunta.