×

Um novo exame de sangue para diagnóstico de câncer de próstata está sendo estudado e deve revolucionar o diagnóstico de câncer, não apenas diagnosticando, mas também seguindo as respostas dos pacientes ao tratamento, o método, chamado de “biópsia líquida”, poderia distinguir com precisão o câncer de próstata a partir de controles normais.

O estudo publicado em Química Clínica (vol 61, p 239), nomeado “Diagnóstico Molecular: uma revolução em curso”, o pesquisador William Mitchell, MD, Ph.D., e colegas na Alemanha e Canadá demonstraram um método para detectar DNA tumor “livre de células” na corrente sanguínea. Para o estudo foi coletado soro de mais de 200 pacientes com câncer de próstata e mais de 200 controles. As amostras incluíam os níveis de PSA e biópsia de tecido prostático.

Os pesquisadores dizem que a técnica distingue o câncer de próstata dos controles normais com uma precisão de 84%, e câncer de hiperplasia benigna e prostatite com uma precisão de 91%.

O método quantifica a instabilidade cromossômica inerente de câncer, ele examina o genoma inteiro, em vez de conhecidas mutações pontuais do gene específico.

Outra característica importante é que biópsias líquidas irá quantificar, respostas tumorais imediatas para a terapia que for instituída.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Anticorpos antitiroperoxidase, aTPO coleta do sangue e resultados alterados

Tireoperoxidase (TPO) é uma enzima presente nas células da tireoide que ajuda na produção dos hormônios tireoidianos. O exame de sangue que...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x