Em outro texto sobre “fazer o teste de HIV” sempre perguntam sobre qual é o tempo necessário que se aguarde para fazer o exame de HIV depois de uma relação sexual ou alguma situação de risco que possa ter ocorrido uma infecção, neste texto vou fazer algumas considerações a respeito deste importante tema, abordando estudos, consensos, normas e recomendações existentes com relação à janela imunológica, anticorpos e testes laboratoriais.
A conhecida janela imunológica, período em que o resultado dos exames que pesquisam o vírus HIV (na verdade pesquisam anticorpos contra o vírus HIV) podem ser negativos mesmo na presença do vírus.
HIV e a janela imunológica
Nesta fase ainda não existe anticorpos suficientes para que o exame possa detectar.
O intervalo entre a infecção pelo vírus e a detecção dos anticorpos no soro do paciente varia muito em função das condições orgânicas da pessoa, da capacidade do agente viral e do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade).
Não espere aparecer sintoma, estima-se em dez anos o tempo médio entre o contágio e o aparecimento da AIDS, doença propriamente dita.
Como surgem os anticorpos que os testes de HIV pesquisam
Quando o vírus HIV entra no organismo o complexo sistema imunológico começa a agir para se defender, então, “cria” os anticorpos para combater o agente viral, e são eles, os anticorpos, que os exames de triagem detectam.
Anticorpos, sua presença confirma a existência do vírus propriamente dito.
O aparecimento de anticorpos no soro de indivíduos infectados tornam-se detectáveis após curto período de tempo.
Alguns métodos pesquisam diretamente o vírus, cultura do vírus e detecção por genotipagem.
Sobre Janela Imunológica
Janela biológica ou imunológica intervalo entre a infecção pelo vírus da aids e a detecção de anticorpos anti-HIV pelos exames tradicionais.
Segundo o consenso para terapia anti-retroviral em adultos infectados pelo HIV (2008), no item métodos de diagnóstico da infecção pelo HIV, destaca:
O período total para a detecção de anticorpos, isto é, a janela imunológica, é a soma do período de eclipse (sete dias) e do período de detecção de anticorpos anti-HIV da classe IgM (22 dias), ou seja, em média 29 dias, já que em torno de 90% das infecções são detectadas nesse período.
Se um teste de detecção de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há possibilidade de um resultado falso-negativo, caso a pessoa esteja infectada pelo vírus.
Portanto, se o teste for feito no período da janela imunológica e o resultado for negativo, é necessário realizar um novo teste, dentro de dois meses, como segurança.
Pois, como visto, em 29 dias 90% soroconvertem e com 45 dias 99,99% sofrem a viragem sorológica se a pessoa estiver realmente infectada.
Quanto tempo depois de uma relação de risco deve ser feito o teste e onde procurar
O ministério da saúde recomenda que o teste anti-HIV seja realizado 60 dias após uma provável infecção.
Na maioria dos casos, a sorologia positiva é constatada de 30 a 60 dias após a exposição ao HIV. (Min da saúde).
Porém, existem raros casos em que esse tempo é maior, mas neste caso deve conversar com seu médico para que ele faça uma avaliação para constatar se existe tal probabilidade rara.
A rede SUS oferece o exame grátis nos postos de saúde ou CTAs – Centro de Testagem e Aconselhamento.
Se a sua localidade não conta com o serviço, procure os postos de saúde SUS no seu município e exija a realização do teste.
Existe uma equipe para esclarecer suas dúvidas e realizar todo procedimento com sigilo.
Testes 3ª geração são aqueles mais frequentemente utilizados, com uma janela média de 21 a 25 dias. Detectam anti HIV, além de teste rápido que se equivalem a esta classificação.
Quanto aos testes de 4ª geração que detectam o antígeno p24 e anticorpos anti-HIV, capazes de reduzir o tempo de detecção para até 14 dias, “No entanto, é importante investigar, que em caso de reatividade nesses testes, se a mesma é inerente à presença de anticorpos realizando-se os testes confirmatórios, uma vez que o diagnóstico da infecção pelo HIV baseia-se na soroconversão completa”.
O diagnóstico da infecção pelo HIV e regulamentado pela Portaria de Nº 59/GM/MS, de 28 de janeiro de 2003.
Depois desta portaria os testes não-reagentes ou negativo, terão seu resultado definido como ” Amostra Negativa para HIV “.
Outras publicações sobre HIV podem ser encontradas nestes textos do site e no site do MS.
Para pessoas que trabalham com a rotina de realização de exames de HIV, sejam testes rápidos, ELISA ou MEIA, uma proposta de curso para treinamento bastante interessante é o Telelab, já comentei sobre ele em outro post.
Para evitar passar por situações de risco, não só com relação ao contágio de HIV, mas com todas as outras DSTs, use sempre o preservativo,
Camisinha em todas as relações do início ao fim, é a melhor solução.
Ola Dr: me ajude por favo, fiz um teste rapido de hiv 1/2 com 33, 43, 62 dias todos nao reagente nesse periodo senti dores do lado esquerdo da barriga e tive diarreia so q quando colocava na cabeça q nao tinha nada a diarreia melhorava so q pensava q depois dos 60 dias eu iria melhorar como MS pede com 60 so q ate agora ainda sinto a dor do lado esquerdo a diarria melhou as vezes fica pastosas nao consigo tirar o hiv da cabeça. Ja perdi emprego por causa disso nao arrumo mais minha casa nao to… Read more »
O que significa Anti-Hiv (EiE)
Olá Dr. tive uma relação de risco com uma desconhecida e após 58 dias fiz o exame no método (CMIA), que não espesifica a geração, e deu “não reagente para HIV, 10 dias depois tive uma gripe, febre, calafrios, dores de barriga e minha esposa teve cólicas terriveis e dores de cabeça, a pergunta é:
1)Quaisquer tipo de exame detecta com 60 dias ou 90?
2) Posso ficar tranquilo quanto a isso, ou é necessário outro exame?
Ola Silvano, Tive uma relação de risco em 27/11/2013, uma situação de risco que poderá ter causado a minha contaminação pelo vírus do VIH. Após cerca de duas semanas, comecei a acusar os sintomas próprios da fase aguda, febre, cansaço extremo, perda de peso, dores musculares e nas articulações, manchas na língua (candidíase oral), gânglios inflamados, etc. Neste momento os sintomas cessaram, apenas sinto os gânglios inflamados, dores nas costas (região torácica), dores nos ossos da perna esquerda, alguma dificuldade nos movimentos com o braço esquerdo e algum ardor no pé esquerdo (na pata do pé). Presumo que esteja agora… Read more »
dr.presciso da sua ajuda fiz um exame de hiv e deu esses resultados mas como nao entendo estou muito preucupada poderia me ajudar dando sua opniao aki esta o exame obrigado
Doctor boa tarde, eu fiz o este de HIV com 31 dias de janela, o resultado foi não reagente, esse resultado é muito pouco confiavel??
vale mencionar que eu tive relações com camisinha e não houve sexo oral , nem masturbação. porem um dia depois do examen me deu gripe com dor de garganta.
Realizei o exame de HIV no CTA de minha cidade, demorou 10 dias para ficar pronto. Este exame realizei após 50 dias a exposição, o resultado foi: 0,42 COI – NÃO REAGENTE
Algumas outras informações constantes no exame:
– Eletroquimioluminescência
– Cobas Roche e 411
– COI: Índice de Cut-Off
Este valor “0,42” mesmo sendo abaixo, não representa ser muito alto? é normal?
Desde já, obrigado!
ola silvano bom dia fiz um exame e deu negativo depois de 64 dias de risco mais tenhu alguns sintomas como suor noturno em relacao ao hiv posso ficar tranquilo
Dr,
tive uma relação de risco (sexo ), sem preservativo, realizei o teste de HIV, hepatite b, c, sifilis,com metodo chamado imunocromattografia após 60 dias do risco, o teste deu ” não reagente” amostra negativa para HIV.
Minha pergunta: Posso ficar tranquilo?
O teste de imunocromattografia ele é confiável?
Por favor responda a minha pergunta
ObrigadO
olá!! gostaria de esclarecer mais uma dúvida! fiz o teste rápido com 60 dias e o resultado foi não reagente. gostaria de saber sobre soroconversão tardia . e relmente prciso fazer o exame com seis meses depois da exposição de risco?? ou esse resultado com 60 dias é seguro??
O cha de limao com alho e xarope vick diminui o virus hiv do sangue? transei com um cara q acho q ele tinha hiv no dia 15 de dezembro de 2012 e no dia 17 de dezembro 2012 descobri q esse cara com quem transei tinha um namorado q me ligou e falou q eles dois tinham hiv ai no dia 18 de dezembro de 2012 desesperado fui fazer o exame esse exame deu NEGATIVO e a doutora q fez meu exame falou pra eu ir la hj(28 de janeiro de 2013)fazer o exame q iria dizer se eu… Read more »
Doutor,
Ontem sai com uma pessoa que conheci em uma sala de bate papo. Ele estava de camisinha e fizemos sexo anal até ele ejacular. Para meu desespero, quando retirou o pênis, a camisinha havia rompido e ele havia ejaculado dentro de mim.
Minha pergunta é: não existe teste que detecte o HIV com urgência? Terei mesmo de esperar por 60 dias para ter um diagnóstico certo?
Dr. me tire uma duvida , se uma pessoa A pega hiv hj , com quanto tempo ela transmite para pessoa B ?
Dr.
O sexo oral recebido sem camisinha tem possibilidades de contaminação ?
Teste com 90 dias é definitivo ou ainda preciso fazer outros?
Boa noite dotor tive muitos sintomas depois da relaçao, tipo inguas dores no corpo, calor exessivo, manchinhas na pele, fiquei muito cansado, tive dor na garganta etc. Porem nao apresentei febre.
Fiz os testes com 21, 43 e 63 dias posso ficar tranquilo pois todos deram negativo
E se esses sintomas que descrevi acima fossem por causa do hiv os meu exames ja deveriam ter dado positivo né doutor?
Boa tarde Silvano, Tive uma relação desprotegido com uma colega no mês 10/11.depois de 4 meses ela descobriu que tava gravida desde 9/11 e nos exames pre-natais fez o teste e deu negativo. após 5 meses e 15 dias fiz o mesmo teste e deu não reagente, ambos no método quimioluminescência aparelho architec abbot. posso confiar nesse resultado ou preciso fazer mais algum para confirmar?
5 meses após a relação de risco é o suficiente para o resultado NEGATIVO ser seguro?
Caro Doutor, gostaria de uma resposta a minha duvida, serei muito grato ao sr! a uns tempos atraz, entre 3-4 meses tive relação, anal! e a camisinha se rompeu, rapidamente eu troquei. logo que se rompeu, e a pessoa fez oral em mim… passou se esse tempo fiquei meio preoculpado… agora vou fazer o exame hiv1 + hiv2 mas em quanto não sai gostaria de saber as chances de eu ter contraido ou não. meu pisicologico esta mt afetado, nao paro de pensar nisso se quer 1 dia. 90% do tempo penso nisso… e de um tempo pra ca tive… Read more »
doutor por avor me responda estou desesperado tive uma relasao de risco com uma garota supostamente contaminada e estou com sintomas estranhos como ardensia peniana e procurei um laboratorio e fis o exame ahiv ie2 deu nao reagente com 78dias de janea poso ficar trnguilo com o resultado ou devo faser outro exame por favor doutor me ajude a escrareser esa duvida pela mor de deus
deusimar