O que é DST? Como se pega DST? Quais os sintomas? As doenças sexualmente transmissíveis – DST são doenças transmitidas através de relações sexuais sem uso da camisinha seja fazendo sexo vaginal, anal ou oral, também por transfusão de sangue contaminado e compartilhamento de seringas e agulhas, tatuagens ou através da mãe infectada para seu bebê na gravidez, no parto ou via aleitamento materno.
Doenças como gonorréia, sífilis, condiloma acuminado (HPV), cancro mole, tricomoníase, hepatite B, herpes genital, clamídia, candidíase e AIDS são exemplos de DST.
Os sintomas que geralmente podem ser vistos: corrimento genital uretral ou vaginal emitindo cheiro forte e ruim, presença de feridas, gânglios na virilha e verrugas genitais, manchas escuras na pele, dor ao urinar ou durante a relação sexual, ardência ou coceira.
Quando acometem gestantes podem causar abortos, ou atingir o feto durante seu desenvolvimento, causando-lhe lesões ou malformações.
Se observar algum destes sintomas, procure os postos de saúde ou informe-se com o agente de saúde sobre como passar por uma consulta médica e realizar tratamento. É importante o diagnóstico tanto clínico como laboratorial, a maioria dos serviços de saúde contam com laboratório para realizar exames necessários e sem despesas para o paciente.
Outro fator importante é o tratamento que deve ser bem feito e sempre observando que o parceiro sexual também precisa ser tratado.
Pessoas portadoras de alguma das DST tem mais chance de pegar outras DST, uma delas a AIDS.
Mulheres que pretendem engravidar devem fazer todos os exames para descartar a presença de alguma DST, até mesmo se não estiverem apresentando os sintomas, para que possa tratar antes da gestação não comprometer o feto.
O uso da camisinha é fundamental para evitar adquirir DST, não tenha receio de procurar o serviço de saúde de seu município para esclarecer dúvidas.
Quer ouvir este texto, ou baixar para seu computador?
gostaria de saber o que é crista de galo e como se manifesta? depois de uma relação sem preservativo,dias depois tive febre e três dias de cama , febre alta,tremor,mas nao estava gripado,peguei alguma infecção na transa?
[…] sair do carnaval com alegria. A camisinha evita a gravidez, mas tem uma ação importantíssima na proteção contra as DSTs, vírus HIV, sífilis, protege também contra herpes, clamídia, tricomoníase […]
comesei a estudar esse asunto poucos dias e confeso que estou amando.
isso e uma boa campanha para previni os jovens para ñ deixar ninguem pega aids
este texto me ajudou muito para mim fazer o meu trabalho
Oie, boa noite, tive uma exposição de Risco dia 17/2 desse ano ja faz mais de quatro meses, com 4 dias depois da exposição fiz exames das dsts e o teste de hiv deu negativo, com alguns dias tive inflamação na garganta e outros sintomas, mas falaram Q era psicologico, estava com muito medo, a assistente social do centro de dsts me falou Q teria que fazer com dois meses os exames, fiz muitos, com 13,21e 30 dias,deram todos negativos, fiz com 49 dias e dois meses e com 78 dias, quase 3 meses, pra todas dsts, negativos so que… Read more »
Esse site e demais so aqui encontrei o que estava pesquisado fiquei muito bem informado gracas a esse site muito obrigado pelos comentarios me ajudou muito a me informar mais sobre essas doencas valeu obrigado.
eu achei intereante
Ola eu te quero saber se existe a cura para a herpes pois a tenho e sta muito incomoda e tenho medo de outras pessoas saberem… me ajudem,
minha esposa apareceu entre o anus e a vagina com umas verruguinhas tipo cacho de uva pode ser dst?ou cançer* e eu poderia ter passado isto pra ela*
esses assuntos deveriam ter mas repercusso na midia
parabéns pelo seu textos com certeza eles ajudam muitas pessoas que ainda hoje em dia tem duvidas
parabéns mesmo………
[…] Doenças sexualmente transmissíveis (DST e AIDS) – […]
gostei muito desse papo
queria saber mais sobre esse assunto nas escolas e hospitais para ficar mais atenada…
queria deixar meu comentário que o preconceito é muito existente na nossa sociedade pois uma pessoa portadora de qualquer doença sexualmente trasmitida jamais vai falar pois não é o correto por pior que seja pelo menos os que as rodeiam devem saber.
eu gostei muito de fazer um trabalho sobre esses tipos de doenças
assim eu fico mas previnida contra essas doenças
♥♥♥♥adorei♥♥♥♥
[…] Doenças sexualmente transmissíveis (DST e AIDS) – […]
adorei
Queria saber o seguinte fiz uma vasectomia a uns 4 anos.nunca tive problemas com esse tipo de doenças sexualmente transmissíveis, sou casado e não tenho outras parceiras além de minha esposa. Só que a uns três dias estou com um desconforto ao urinar, e ardência no canal da uretra, e hoje de manhã, saiu um liquido amarelado. Como minha esposa vinha fazendo um tratamento contra candidíase. Queria saber se pode ter acontecido isso comigo por esse motivo, ou se ela pode ter contraído gonorréia por exemplo em uma relação extra-conjugal sem o meu conhecimento.
achei ótimo essas explicações de vocês falarem dessas doenças e por isso que eu tomei notas boas em ciências espero que vocês botem mais coisas ainda e que muitos jovens aprendão isso