×
política população negra

Com o objetivo de traçar as diretrizes para o enfrentamento da desigualdade social a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) apresenta uma avaliação das condições sociais desta população, com base nestas condições foram traçadas estratégias para a execução das ações visando garantir maior grau de equidade no que tange à efetivação do direito humano à saúde, em seus aspectos de promoção, prevenção, atenção, tratamento e recuperação de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis, incluindo aqueles de maior prevalência nesse segmento populacional.

Veja sobre: População negra no Brasil e a luta pela cidadania, a situação de saúde da população negra no Brasil e seus determinantes sociais. Reconhecimento das desigualdades étnico raciais e institucional como determinantes sociais das condições de saúde, com vistas à promoção da equidade em saúde.

Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Leia os princípios as diretrizes gerais, objetivos, estratégias de gestão, responsabilidades dos governos estaduais, municipais e federais. Apresenta ainda portarias e plano operativo para que esta política tenha resultados durante sua aplicação.

Esta Política está embasada nos princípios constitucionais de cidadania e dignidade da pessoa humana, e da igualdade. É igualmente coerente com o objetivo fundamental da República Federativa do Brasil de “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (BRASIL, 1988).

Uma das responsabilidades imputadas ao governo federal dentro desta política é dar apoio técnico e financeiro para implantação e implementação de instâncias de promoção de equidade em saúde da população negra no Distrito Federal, nos estados e nos municípios.

Uma das ações que compete ao gestor estadual diz respeito ao desenvolvimento de processos de informação, comunicação e educação, que desconstruam estigmas e preconceitos, fortaleçam uma identidade negra positiva e contribuam para a redução das vulnerabilidades.

Ao nível municipal uma das competências é dar apoio aos processos de educação popular em saúde pertinentes às ações de promoção da saúde integral da população negra.

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Quando a pessoa tem o HIV mas ele esta indetectavel a mais de 8 anos, é possível transmitir para outra pessoa.

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Soro antirrábico, quando é necessário usar

O soro antirrábico é um medicamento usado para prevenir ou tratar a raiva

Leia tudo

Como tirar amargo da boca causado por medicamento

Não é raro as vezes que sentimos gosto amargo na boca ao tomar algum tipo de medicamento, e realmente não é nada...

Leia tudo

Doar medicamento – Para quem e o que deve ser observado

A doação de medicamentos é uma prática solidária que pode ajudar muitas pessoas que enfrentam dificuldades para obter remédios necessários para o...

Leia tudo

Abertas inscrições para programa de líderes em saúde nas Américas

Para profissionais que atuam em saúde pública, relações internacionais, além de áreas afins – Abertas inscrições no Programa de Líderes em Saúde...

Leia tudo
app do MS e-saúde cartão nacional

Aplicativo e-saúde mostra seu cartão nacional de saúde SUS, consultas, medicamentos, veja como baixar e acessar o app

Está disponível nas lojas de aplicativos do google e apple o e-SAÚDE, uma ferramenta importante para gestão do sistema de saúde do...

Leia tudo
exame febre amarela diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico laboratorial

Leia tudo
2
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x