O Laboratório Sabin de Brasília, no Distrito Federal, foi o grande vencedor na categoria Serviços de Saúde, a 15ª edição da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”, premiou as 100 melhores na categoria “Grandes e Multinacionais” e as 30 melhores na categoria “Médias e Pequenas”. Entre suas práticas de gestão de seu capital humano, o reconhecer e recompensar proporciona ao colaborador meios para conseguir sua casa, dar saúde para sua família, viagem, e até ganhar um carro zero Km.
O laboratório também foi eleito como melhor empresa para você trabalhar edição de 2011 da região centro-oeste, e ainda destaque na categoria “Cuidar”.
São diferenciais que o Sabin: o investimento na capacitação dos colaboradores, a oferta de oportunidades internas aos funcionários da casa e a recompensa financeira pelo bom desempenho.
Laboratório Sabin conquistou o quarto lugar na categoria “Grandes e Multinacionais”, a metodologia da pesquisa, observa a percepção dos funcionários em relação ao local de trabalho para obter o índice de confiança das empresas e avalia as melhores práticas de gestão de pessoas.
A política de gestão de pessoas proposta pelo Sabin, se apoia em 5 princípios fundamentais: desenvolver, desafiar, reconhecer, recompensar e celebrar, aborda que os indicadores confirmam excelentes resultados.
Dividir resultados, com certeza, é a chave do sucesso para as organizações que sonham em se manter competitivas no mercado.
O laboratório desenvolve sua equipe oferecendo cursos, treinamentos e bolas de estudo para ensino médio, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. O desafio também é parte do processo, o Sabin realiza Auditorias SA 8000, PALC, ISO 9001, Controle de Qualidade PELM, busca a confiança de seus clientes e divide o lucro com seus colaboradores.
Reconhecer e recompensar também é prática corriqueira naquele laboratório. Para os que desejam estudar oferece, bolsa de 50% a 80% e flexibilidade de horário para mestrado e doutorado. Para aqueles que almejam realizar o sonho do matrimônio, o Sabin presenteia com auxílio-casamento, Dia de Noiva e auxílio funeral (sim, todos vamos precisar de um), ainda, auxílio-enxoval de bebê para as futuras mamães e auxílio-babá. Seguro de vida e financiamentos de carro e casa própria. No ano passado, cada colaborador recebeu em média um salário e meio a mais como participação nos resultados da empresa.
A sócia-diretora do Sabin, Janete Vaz destaca:
“[…] Em um momento tão difícil da economia, com apagão de talentos e dificuldades em encontrar e reter bons profissionais, ter pessoas felizes com a vida pessoal e profissional é uma conquista muito grande. Cada prêmio é, para nós, um processo de aprendizagem, onde o Sabin cresce com seus colaboradores e constrói sonhos juntos”.
Ainda como parte do seu princípio reconhecer e recompensar, a empresa premia a fidelidade, Os colaboradores com um ano de casa recebem de presente um kit beleza e um dia no SPA. Com cinco anos, um salário bônus. Já aqueles que completam 10 anos de Sabin são presenteados com um notebook ou um iPad. Aos 15 anos de trabalho, o colaborador pode aproveitar uma bela viagem para a região Nordeste com um acompanhante. E quem completa 20 anos de dedicação ao Sabin recebe um carro 0km.
Mas ainda não é suficiente, falta celebrar, todas as vitórias e conquistas devem ser comemoradas e as datas e momentos importantes da vida devem ser festejados, estes são os princípios que norteiam a gestão de pessoas do Sabin, preponderante para se tornar “melhor empresa para trabalhar”.
Costumo dizer que uma empresa para ser grande precisa ter reconhecimento primeiro de seus colaboradores, de sua equipe de trabalho.
Conversei com um dos funcionários da instituição, Gustavo, muito educado e receptivo me relatou que recebem realmente todos os benefícios que constam no programa de GP, se preocupam com o colaborador sabin, e completou dizendo: “Gestão de pessoas da nossa empresa é uma equipe sensacional”.
Interessante quando ele diz: “[…] da nossa empresa”. São estas pequenas coisas que fazem instituições vencedoras.
Mas o mais difícil, infelizmente, não é chegar lá, processo relativamente fácil montar uma estrutura temporária e mobilizar esforços momentâneos para tornar algo ruim em algo de qualidade, o verdadeiro esforço precisa ser direcionado para manter as práticas de gestão, manter o “respeito” ao funcionário, e o Lab. Sabin, pelo que pude perceber tem conseguido este feito, parabéns.