Depois da ótima explicação feita pela Veridiana no seu texto sobre blogagem coletiva em defesa da criança, podemos entender todo movimento que surge depois que uma criança sofre algum tipo de abuso. Neste sentido podemos dizer que a sociedade como um todo, está sempre engajado nesta luta pela defesa da criança, ao se indignar, cobrar, manifestar criando instituições e promovendo a disseminação da proteção sob todos os aspectos.
Esta blogagem coletiva que acontece hoje dia 18 e 25 de maio proposta pelo Blog Diga Não À Erotização Infantil e a Comunidade Diga Não À Pedofilia, é mais uma prova de que a sociedade não aceita, e repudia veementemente qualquer tipo de abuso contra as crianças.
Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, casos como o de Araceli, fazem parte das estatísticas, mas também são desencadeadores de mudanças de comportamento, onde a sociedade se engaja, mesmo que muitas vezes o medo fale mais alto, naquele momento, mas impreterivelmente fica a marca, a lembrança, conseqüentemente as histórias vão se juntando e surgem importantes movimentos sociais para clamar pela defesa de outras crianças.
Esta semana chegou no hospital uma criança vítima de abuso sexual, mesmo acostumados com todo tipo de situação, o abuso contra as crianças causa revolta dentro da instituição, os funcionários não aceitam este tipo de situação, ligam para autoridades, chamam imprensa, exigem a presença do estado para defesa daquele ser puro ali presente. Acho que temos que fazer isso mesmo, cobrar, exigir punição severa.