Pais e filhosAtenção, se seu filho ronca aumenta as chances de...

Atenção, se seu filho ronca aumenta as chances de se tornar hiperativo, agressivo, ansioso ou deprimido

De acordo com um novo estudo publicado na revista Pediatrics, os problemas respiratórios relacionados ao sono como roncar ou paradas momentâneas na respiração durante o sono podem aumentar as chances de uma criança se tornar hiperativa, extremamente agressiva, ansiosa ou deprimida.

Quando observamos pessoas adultas e procuramos problemas respiratórios durante o sono encontramos Hipertensão arterial, doenças cardíacas, diabetes, mas em crianças são poucos os relatos sobre estes casos.

Pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine, em Nova Iorque seguiram a saúde e o desenvolvimento de mais de 11.000 crianças nascidas no sudoeste da Inglaterra entre abril de 1991 e dezembro de 1992. Seus pais periodicamente preencheram um questionário sobre saúde e comportamento. No estudo, cerca de metade das crianças foram identificadas como tendo dificuldade para respirar durante o sono.

“Dificuldade em respirar” incluiu a respiração bucal, ronco e apnéia. A apnéia é o termo médico para pausas temporárias na respiração durante o sono, geralmente porque a via aérea é reduzida ou está parcialmente bloqueada.

Faz sentido que as crianças que roncam ou que têm apnéia do sono são mais propensos a ser sonolento durante o dia. Mas como pode o ronco ou apnéia contribuir para problemas comportamentais ou emocionais?

O cérebro faz um monte de crescimento e desenvolvimento durante a infância. É possível que problemas respiratórios noturnos durante estes anos de formação diminuir a oferta de oxigênio para o cérebro. Isso poderia interferir com o desenvolvimento de vias que controlam o comportamento e humor. Também é possível que os problemas respiratórios perturbem o sono, e é o sono interrompido ou pobre, por si só que pode causar problemas no cérebro em desenvolvimento.

Mas é importante encontrar a causa raiz do problema de respiração. Se uma alergia a poeira ou materiais da cama que a criança dorme é o culpado, em seguida, eliminar ou minimizar a exposição a ele pode ser tudo o que é necessário. Algumas crianças se beneficiam de uma cirurgia para remover as amígdalas ou adenóides aumentadas.

Mas também não faz sentido recorrer a cirurgia para algo que poderia acontecer, como o desenvolvimento de problemas comportamentais ou emocionais.

Ainda assim, o estudo ressalta que é importante prestar atenção à respiração de seu filho durante o sono.

Deixe seu médico saber se seu filho ronca ou tem problemas na respiração noturna, se quiser mostrar melhor a alteração que você identificou poderá gravar no seu celular e levar para seu médico ver melhor.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Dispositivo para resolver problema do ronco

A empresa conhecida como Nyxoah, belga-israelense, criou um dispositivo que...

Ronco, pode ser apnéia do sono

Para entender melhor o ronco e a apnéia do...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x