Alerta: Pílula do dia seguinte – banalização e incerteza

Pílula do dia seguinteAlerta: Pílula do dia seguinte - banalização e incerteza

Conhecida como pílula do dia seguinte, pílula de emergência, pílula do aborto, pílulas pós-coitais, tem seu uso banalizado, a dose até dez vezes maior que os anticoncepcionais, pode levar a alterações cromossômicas em gerações futuras.

No início era indicada apenas para prevenir a gravidez em casos de violência sexual e acidentes com o rompimento do preservativo, evitando-se assim gestações indesejadas.

O seu uso está basicamente fundamentado na tomada de um comprimido assim que conveniente (ideal em menos de 24 horas), mas não mais que 72 horas após o coito desprotegido. Já o segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após a primeira dose e desta maneira sua eficácia situa-se em torno de 96 a 98%. Quanto mais tarde tomado menor será seu efeito.

Duas posições a respeito do caráter abortivo do medicamento, a primeira considera que uma das ações do fármaco é exercida após a fecundação, impedindo a implantação do óvulo, assim a pílula seria abortiva, a segunda não o considera como abortivo ao dizer que a principal ação do mesmo é a nível de impedir a fecundação do óvulo.

Independente de teorias e proposições, o maior problema é que seu uso não está sendo para os princípios aos quais foi produzido, passando a ser comprado e usado indiscriminadamente por jovens que o consideram um método anticoncepcional de uso rotineiro.
Sabemos que o objetivo do uso da pílula do dia seguinte não é este, e isso começa a trazer transtornos para a saúde das usuárias que tomam frequentemente o medicamento, causando desarranjos no sistema circulatório chegando a surgir em alguns casos trombose (um coágulo dentro do vaso sanguíneo impedindo o fluxo normal do sangue), irregularidades menstruais, além disso, pode ocorrer surgimento de acnes, náuseas, dores nas mamas, vômitos como efeitos colaterais.

Alguns estudos também apontam que com seu uso a mulher poderá enfrentar problemas futuramente quando quiser engravidar.

Outro fator importante é que ao aderirem à pílula de emergência, possam acreditar que não é necessário uso de camisinha já que vão tomar o medicamento, o que certamente irá levar a um aumento do número de casos de doenças sexualmente transmissíveis, como a chlamydia (sabidamente associada a casos de esterilidade), vírus HIV, HPV (casos de cancro uterino).

Alguns nomes comerciais destes medicamentos que estão a venda nas farmácias, sendo que o preço varia muito. Postinor 2 (Laboratório Aché); Diad (Laboratório Simed); Pilem (Laboratório União Química); Pozato (Laboratório Libbs); Minipil2-Post (Laboratório Sigma Pharma); Poslov (Laboratório Cifarma).

Vários destes nomes passam a ideia de que deve ser usado toda vez que tiver relação sexual, como exemplo o poslov – pos (após) Love (amor em inglês); Diad (dia D) e assim por diante, a Anvisa não deveria permitir registro destes medicamentos com estes nomes que criam uma falsa sensação de que não existem problemas no uso do mesmo e que pode ser tomado frequentemente.

O uso de uma substância química pode ser maléfico ou benéfico ao organismo, vai depender da dose, sabemos que a pílula do dia seguinte contém uma alta concentração de hormônio (quatro a dez vezes mais), diferente de quando é usada como anticoncepcional de uso diário com doses menores e controladas, desta maneira não estaria o medicamento desenvolvendo alterações orgânicas na próxima gravidez ou em futuras gerações?

Estudos mais abrangentes poderão apontar qual a real ação da pílula do dia seguinte na cadeia cromossômica, esclarecendo se poderia ocorrer mutação em gerações futuras, só o tempo poderá responder, enquanto isso o ideal seria resguardar o uso da mesma para casos de extrema emergência.

Procurar um médico ou ir até o posto de saúde do bairro solicitar indicação de um método anticoncepcional regular, mais seguros que a pílula do dia seguinte, se informar sobre os métodos anticoncepcionais, ainda é o mais sensato e prudente que pode ser feito.

A Constituição Federal assegura o direito ao planejamento familiar, que foi regulamentado pela Lei Nº 9.263, de 1996. Assim, é dever do Poder Público garantir às pessoas informações, meios, métodos e técnicas para regulação da sua fecundidade. E o aborto é crime.

150 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

150 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

meu noivo ejaculou dentro 3 dias depois de ter tomado a pilula , corro risco de estar gravida ?

quanto custa a pilula d dia seguinte e para minha namorada ela acha que ta gravida

ola Dr tive relação no ultimo dia da menstruação so que tomei a pilula do dia seguinte so que quando foi na terça desceu de novo posso esta gravida ou nao ?

Boa tarde decidi deixar aqui a minha historia….dia 28 de Agosto tive relações sexuais com o meu marido e o preservativo arrebentou, fui logo a farmacia comprar a pilula do dia seguinte e tomeia exactamente passadas 4 horas. o periodo deveria vir a 10 de setembro….muito bem não apareceu fui perguntar na farmacia e a senhora disse que era normal se atrassase pois como tomei logo passadas 4 horas era impossivel estar gravida…muito bem esperei esperei comecei a ter injoos matinais e ja fiquei desconfiada pois ja tenho um filho de 3 anos, ja achava muito estranho sempre esses injoos,… Read more »

Eu engravidei mesmo tomado a pilula do dia seguinte,tomei após 6 hs após a relação.Minha menstruação atrasou 15 dias e descobrir que estava grávida.
Cuidado á todos!

transei com meu namorado , tomei a pilula do dia seguinte , sendo que só tomei uma e esqueci de tomar a outra , oque isso pode acontecer ???
se eu aparece grávida , o bebe tera problemas ?

Minha esposa tomou pilula do dia seguinte 2 vzs no mes num periudo de 4 dias qual probabilidade de engravida ou a pilula funciona

Usei preservativo e tomei a pilula e possivel esta gravida?

A pílula do dia seguinte desregula a menstruação sim, veja o texto e relacionados. Abraço.

Ma Olá boa tarde.. estou muito ansiosa me ajude tirar essa duvida Tive relação no dia 4/06 e a camisinha estourou e depois de 3 horas eu tomei a PDS e no dia 17/06 adiante comecei a sentir cólicas e dor de estomago fortes com queimação as dores de estomago durou uns 4 dias + a cólica continuou com presença de uns muco esbranquiçado e transparente..(não tive sangramento só cólicas terriveis) e a minha menstruação era pra vir dia 28/06 + esta atrasada 5 dias e continua com umas cólica e ferroadas no pé da barriga e uma dor lombar..… Read more »

Olá
Tive uma relação desprotegida com meu namorado e usei a pílula do dia seguinte aproximadamente 24h depois. Porém tinha que tomar a segunda pílula 12h depois, mas me perdi no tempo e acabei tomando 14h depois. A relação ocorreu 09 dias após minha menstruação, mas como a menstruação desse mês está dois dias atrasada estou preocupada.Obrigada pela atenção!

É o que eu digo, apresenta inconvenientes os quais relatei no texto, este também é um deles.

Os problemas provenientes do uso da pílula do dia seguinte relatei neste texto acima, se ainda estiver dentro do prazo descrito pode tomar. Quanto a não funcionar siga com sua ginecologista.

Sobre a pílula do dia seguinte eu publiquei http://tinyurl.com/yt4nag

@repinheiro é frequente relatos como este mulheres fazendo uso da PDS como antic.rotineiro http://migre.me/11Izg alertei no passado

[…] Alerta: Pílula do dia seguinte – banalização e incerteza – PlugBr Células-Tronco sem embriões – […]

Olá… tomei a pilula do dia seguinte no mes de agosto e minha menstruação vio normal… so que no mes de setembro ainda nao veio esta atrasada 4 dias.. queria saber se a pulila tomada em um mes atrasada a mesntruação do mes seguinte

Boa noite Pessoal,

Venho por meio deste informar a vocês que toman a pílula do dia seguinte.

Recomendo a todas vcs, usem camisinha, se tem namorado, faça uso de anticoncepcional indicado pelo seu ginecologista.

A pílula é 50% eficaz, o indíce de falha é mto grande!

Cuidado.

Olá,

Eu pesquisei em vários sites sobre a pílula e nenhum deles fazia nenhuma referência ao meu caso. Bom, eu tive uma relação sexual durante o meu período fértil, e, infelizmente, a camisinha estourou. Tomei a pílula do dia seguinte de dose única. Porém, quinze dias depois, tive outra relação sexual, e a camisinha estourou novamente. Para não correr riscos, tomei a pílula novamente. Eu gostaria de saber quais são os problemas que podem surgir por ter tomado duas pílulas, em um período de quinze dias, sem ter menstruado ainda. Minha mesntruação deve ocorrer daqui a uma semana.

estou 2dias de atraso posso tomar a pilula do dia seguinte

Most Popular Articles

150
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x