A formação e a reposição do sangue

Doar SangueA formação e a reposição do sangue

O sangue funciona como um sistema de transporte de centenas de substâncias essenciais ao funcionamento do organismo, é através da circulação sanguínea por veias e artérias que uma infinidade de células do organismo e que formam vários órgãos recebem alimentação, como sais minerais, açúcar, gorduras, proteínas e também o oxigênio.

Além disso, quando ele volta destes tecidos (sangue sai do coração pelas artérias e volta pelas veias) e depois de os ter irrigado as células dos tecidos, traz consigo o gás carbônico.
Circula no sangue também todo sistema de defesa do organismo composto principalmente pelos leucócitos.

O oxigênio é levado as células pela molécula de hemoglobina que está presente no interior das hemácias (parte vermelha do sangue).

Setenta por cento do organismo é composto por água, e a grande maioria transportada pelo sangue que é considerado único tecido líquido do corpo representado pelo plasma sanguíneo.

As hemácias ou eritrócitos são as células em maior quantidade no sangue circulante e também responsável pela coloração avermelhada do sangue, já a parte branca que são essencialmente os leucócitos são responsáveis pela defesa orgânica e estão em quantidades bem menores.

Outro importante elemento que circula no sangue é a plaqueta, elas são responsáveis pela coagulação, e se estiverem diminuídas o indivíduo fica propenso a hemorragias.
Estes são os principais componentes do sangue circulante e contém também: glicose, ácido úrico, uréia, creatinina, triglicérides, colesterol entre outros.

Na metade da gestação a medula óssea, o miolo gelatinoso que preenche o interior dos ossos longos começam a produzir o sangue (fase mielóide), a produção de sangue na medula óssea continua após o nascimento e se mantém durante toda a vida do indivíduo.

A medula óssea contém a célula “matriz” chamada reticular primitiva, que funciona como uma fonte permanente de células sanguíneas, e a matriz origina o hemocitoblasto e este por sua vez da origem a hemácias e alguns tipos de leucócitos e as plaquetas.

Como o organismo sabe que perdeu sangue ou que foi retirado (doação)?
O processo de formação do sangue é denominado eritropoiese e é regulado por um hormônio eritropoietina, produzido nos rins quando este se torna hipóxico, ou seja, tem diminuído a quantidade de oxigênio que é levado pelas hemácias que o irrigam, ele conseqüentemente aumenta a produção desta eritropoietina que é liberada na corrente sanguínea e se combina com um fator para o transporte até a medula óssea e a estimula a produzir mais hemácias.

A vida média das hemácias é relativamente curta duram entre 100 a 120 dias na corrente sanguínea, e após este período são removidas principalmente pelo órgão baço, pois já estão frágeis.

A medula óssea produz em média 400 a 500 ml de hemácias a cada 30 dias.
O organismo atua de maneira programada, mas sempre observando variações esporádicas ou grandes mudanças que são prontamente equacionados por mecanismos reparadores.

Dúvidas podem ser esclarecidas nos comentários, pois este assunto é bastante complexo e tentei aqui equaciona-lo da melhor maneira possível.
E como tinha prometido em outro post em um comentário do Neto, a promessa está cumprida.

 

27 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

27 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Oi, você acha que repor o sangue após uma doação de sangue pode fazer mal ao organismo? Digo isso porque estou doando de 2 em 2 meses, e penso se não estou forçando muito meu corpo e se a longo prazo isso possa ser ruim. Como por exemplo uma vela, em que a chama continua acesa e forte, mas a cera só vai diminuindo.

Ola, fiz uma cirurgia para retirada de sangue do abdomem devido ao uma
Hemorragia interna e tive que receber sangue antes e depois da cirurgia isto foi em
29_10_2012 e vou fazer uma cirurgia de grande porte osteotomia de tibia dia 07_02_2013
Esperei ate agora para eliminar as hemacias e nao sobrecarregar os rins,minha pergunta e ja passou tempo suficiente ainda corro o risco de sobrecarregar os rins e eles paralisarem?Ou as hemacias que recebi ja estao velhas e fracas e nao corro mais este risco?

Olá! Há 8 anos nasceu o Henry, após uma gravidez tumultuada aonde uma hematologista constatou que, por conta de uma cirurgia da obesidade, minha medula não fabricava mais hemoglobina (pela retirada significativa do duodeno que, seegundo ela, é respo´nsável pela absorção do ferro nos alimentos. Fiz ferro EV. Passei a maioria do tempo internada. Depois que o Henry nasceu, fiz acompanhamento com essa mesma hemato por 1 ano. Depois, mudei de estado e nao consegui dar o mesmo tratamento ao assunto. Continuei aplicnado citoneurim para o complexo B e tomando polivitamínico. Mas tenho menstruações complicadas e agora estou com uma… Read more »

perdi sangue pelo nariz, o medico diz que perdi mais de metade do total do meu sangue, fui operado de urgência, e só dentro do estômago, tiraram mais de 1,5, e desmaio com quanto?

Olá, o texto foi esclarecedor.
No meu caso, sofri um aborto espontâneo, perdi bastante sangue, e mais 4 dias depois seguidos do aborto.
Hoje já faz 8 dias do acontecido, e ainda estou fraca, tontura, cansaço, com vontade de cair.
Poderia ser anemia, devido a perda de sangue.
Pelo menos uns 400ml, de sangue perdido durantes 5 dias.
Laura, RJ, 28 anos, portadora de HTLV 1, sintomática.

Boa noite, Eu pratico corrida de rua, sou maratonista e doei sangue ontem, hoje tive treino e senti um grande cansaço logo após os 15 min. de treino e estou a costumado a correr muito mais que isso, pergunto é com a doação de sangue é normal sentir cansaço mesmo no dia seguinte Quanto tempo demora para a recomposição.Obrigado!

Doei sangue hj a tarde,sou doador frequente e toda vez q vou lá na noite seguinte fico mais agitado e sem sono,queria saber se quando o organismo trabalha para repor o sangue se pode acorrer esses quadros de agitação e insônia! Obrigado

[…] Anéis de Cabot: São estruturas em forma de anéis, em forma de oito ou alça. Raros em pacientes com anemia perniciosa, envenenemento pelo chumbo e em alguns outros distúrbios da eritropioese. São interpretados como evidência de eritropoiese anormal. […]

Deve fazer os exames para verificar como estão os níveis.

Olá!

Cortei meu dedo na veia e como demorei para fechar o corte acabei perdendo muito sangue (creio que mais de 1 litro. Li na matéria que isso pode causar hemorragia, como faço pra saber se aconteceu alguma hemorragia interna ou algum outro dano ao organismo? Em quanto tempo devo recuperar esse sangue perdido?

obrigado!

Oi, eu queria saber uma coisa, a alimentação pode influenciar na formação ds células sanguíneas?

Boa tarde,

Queria saber sobre a auto-hemoterapia faço “atohemo” há algum tempo, percebi alguma mudança para melhor. Queria saber o por quê?

abração,
desde ja agradeço.

ola
faço quimioterapia ontem foi a segunda por pouco por causa do resultado do hemograma quase não fiz a sessão mas Deus e maior consegui a contagem de plaquetas estava boa mas os outros resultados não eram tão satisfatórios gostaria de saber o que eu faço para que isso não ocorra não quero pular nenhuma sessão me alimento bem mas gostaria de saber qual tipo de alimento, o que devo fazer, que tipo de vida preciso levar para me ajudar por favor eu peço ajuda a quer ler o meu pedido. Que Deus abençoe.

gostei desse texto mas naum era bem o q eu estava procurando eu queria saber o q acontece se estivermos circulando no sangue muitas plaquetas hemáceas ou leucocitos
se possível gostaria q me respondesse

essa pesquisa me ajudou muito no trabalho de historia continuem assim e obrigada pela pesquisa
arigató
bye!bye!
Caroline,
Obrigado pela visita.

[…] sangue exerce um papel fundamental para manutenção da vida, principalmente ao levar o oxigênio até as células pela molécula de hemoglobina que está presente no interior das hemácias (parte vermelha do sangue), as quais […]

Muito obrigado pelas informações e pelo link referência, era bem isso mesmo que eu estava interessado.
Só uma dúvida, que você pode escolher responder em um outro artigo ou não, em quanto tempo após uma doação o corpo começa a se recuperar, e quanto tempo leva para voltar ao normal? Como se não tivesse perdido sangue algum…
Abração

Most Popular Articles

27
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x