Teste da orelhinha – Exame para diagnóstico de surdez em bebês

CientíficosTeste da orelhinha - Exame para diagnóstico de surdez em bebês

Alguns bebês nascem ouvindo, já outros precisam de sua ajuda para terem esta oportunidade. Ouvir é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem.

Conheça agora como é o teste da orelhinha e o procedimento de realização do exame para diagnóstico de problemas auditivos.

O que é o teste da orelhinha

É um método eficaz e moderno para diagnosticar problemas de surdez em recém-nascidos.

A audição inicia-se a partir do quinto mês de gestação e desenvolve-se rapidamente durante os primeiros meses de vida.

Qualquer problema auditivo deve ser detectado ao nascimento, proporcionando um bom tratamento, não prejudicando o desenvolvimento da criança.

Como é feito o teste

Um aparelho de última geração ajuda na realização do exame, a criança deve estar em sono natural.

De preferência no segundo ou terceiro dia de vida, um plug é colocado no ouvido do bebê, e é feita a medição.

O exame dura por volta de cinco a dez minutos, não incomoda a criança, não tem contra-indicação.

O procedimento não causa nenhum tipo de dor e normalmente o bebê nem vai acordar.

Porque realizar o teste

A criança aprende a falar ouvindo. Bebês que nascem com problemas de audição de um ou dois ouvidos, necessitam receber ajuda nos primeiros seis meses de vida.

Todo recém-nascido pode apresentar problemas de audição ou adquiri-los nos primeiros anos de vida.

Casos podem ocorrer mesmo sem casos de surdez na família ou outros fatores de risco, por isso todos devem realizar o procedimento.

Bebês com perda auditiva diagnosticada logo depois que nasce, e realizando o tratamento até os seis meses de idade apresentam desenvolvimento muito parecido com o de uma criança que não apresenta este problema.

O diagnóstico após os seis meses de idade trás prejuízos ao desenvolvimento do bebê e na relação com o meio à sua volta.

Proteja seu filho, se o exame ainda não foi realizado ao nascimento não espere, faça o mais rápido possível, o SUS na maioria das cidades propícia o acesso ao exame.

12 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

12 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Olá, estou interesadissima pra trabalhar na area dos teste da orelinha, sou fonoaudiologa, formada em 2008 pela UCDB em campo grande MS mas na nossa grade curricular não tinhamos a materia pratica de triagem auditiva neonatal. Porém, estou a procura de cursos especializados nesta area, vocês poderiam me dar uma dica, ou uma resposta de onde achar alguns destes cursos?
No aguardo….
Mariana C.

olá,
adorei de paixão!
meus filhinho te surdez por não fazer o teste então eu acho isso muito importante, para elertar os pais!

Tive filhos gemeos, que nasceram de 34 semanas… Durante a gravidez tomei antibióticos para evitar infecções que poderiam levar a interrupção da minha gravidez, porem esses remédios poderiam afetar a audição dos Bebes… Antes de realizar o teste da orelhinha ja percebia que um dos gemeos não se assustava aos sons altos e nem respondia as vozes… E uma coisa que me instigava também é que ele não chorava, apenas resmungava bem baixinho… Comei a ficar preucupada…. Só que ele começou a chorar, o que acabou me aliviando… Decidi marcar o exame… E o que a médica me disse é… Read more »

Estou fazendo trabalho sobre o teste da orelinha.Estou chocada,por nunca ouvir falar sobre esse exame.Porque ele é pouco divulgado?Ao nascer o bebê.A mãe tem que pedir o exame?Fiquei sabendo que o sus cobre então pq ñ é feito. Faz 10 anos que foi implantado no Brasil.Tenho 2 filhas,que ao nascer, ñ foi feito o exame.”Em hospitais diferentes”????

Minha filha tem 2 meses. Fizemos o teste no primeiro mes de nascido, a medica disse que dois pontos ainda não estavam amadurecidos, solicitou que repetíssemos o exame após um mês. Assim o fiz, mais o “tais”, pontos ainda não amadureceram, estou super preocupada. Isso é normal?

Como grávida, já creio que tudo é um mistério, desde a 11 semana já sinto os movimentos do bebe, e toda vez em que converso com o bebe, o bebe se movimenta e acontece o mesmo quando meu marido fala… se a música for alta e uma batida muito forte, como Rock, por exemplo, o bebe mexe muito!! e ainda não completei 5 meses!! Mistérios!!
Abraço!

[…] Pílula do dia seguinte na Índia. – Rumorejo Jogando Conversa Fora – Por acaso Teste da orelhinha – Exame para diagnóstico de surdez em bebês – […]

Desconhecia dois fatos aqui apresentados:
* O teste;
* O bebê só começar a ouvir a partir do 5º mês.
Blogando e aprendendo.
Abração

Most Popular Articles

12
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x