O que são os medicamentos de alto custo ou excepcionais

Saúde do TrabalhadorO que são os medicamentos de alto custo ou excepcionais

Os medicamentos de alto custo, dos quais sempre ouvimos falar, na televisão principalmente, e muitas vezes relacionados a desvios de verbas, ou coisas deste tipo, são como o próprio nome diz, medicamentos de valor elevado, por isso, possuem atenção especial.

O paciente consegue o medicamento de alto custo, de acordo com sua doença diagnosticada e que requer um tratamento caro, com medicamentos que possuem valor alto nos laboratórios, distribuidoras e farmácias.

Para conseguir medicamentos de alto custo é uma grande luta do cidadão, do usuário, reunir papéis, documentos que comprovem a doença, atestados médicos, comprovantes de internações, guias médicas e tantas outras papeladas que normalmente os estados exigem.

Os medicamentos de alto custo são padronizados pelo ministério da saúde, para tratamento de determinadas doenças, adquiridos pela secretaria de estado de saúde com recursos provenientes do nível federal e estadual.

Para quais doenças os medicamentos de alto custo são garantidos

O Sistema Único de Saúde (SUS) assegura medicamento para tratamento de algumas doenças, como por exemplo: insuficiência renal crônica, tratamento de hemodiálise, hepatite ‘C’, hemofilia, pacientes submetidos a transplantes, esclerose múltipla, anemia falciforme, psoríase, puberdade precoce e quimioterapias (câncer)

Como ter acesso aos medicamentos de alto custo

Depois de fazer todos os procedimentos, exames, consultas, e esclarecida a doença na unidade de saúde de referência, o usuário será cadastrado no programa de medicamentos excepcionais na gerência de insumos do SUS e entrará na agenda de recebimento deste tipo de medicamento.

Atualização: Uma colega que já passou pela experiência de solicitar os medicamentos conta como conseguiu ter acesso aos fármacos:

“Não tem muita burocracia não,ao menos aqui em BH. Mas é claro que eles tem que ter algumas exigências pois, como o próprio nome diz, trata-se de medicamentos de custo muito alto e não dá para ir liberando para todo mundo, sem critério algum. Uma vez que o medicamento esteja de fato indicado em seu caso, que você tenha tentado tratamentos mais baratos que não funcionaram, é só levar relatório (as SES costumam fornecer formulários apropriados para cada caso, a ser preenchido pelo seu medico) , receita médica atualizada, exames que comprovem sua doença, CPF, Identidade e comprovante de endereço e aguardar um tempo para liberação. Demora em torno de 2 a 3 meses e a seguir não há mais nenhuma burocracia para pegar seus remédios.” Veja abaixo nos comentários o texto completo da Vera, e os outros relatos.

Por enquanto é isso, no próximo texto explicarei como é o processo de retirada de medicamentos de alto custo. Obrigado, até mais.

86 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

86 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Preciso de doação mensal do aromasin. Onde poderei conseguir em Salvador?

Olá Dr. Não conseguir descobrir se a minha doença e ou medicamento continuo fazem parte do programa, tenho Artrose e faço uso dos medicamentos reuquinol,sulfato de hidroxicloroquina,condoflex,calciferol alem do propanolol,capotem e do besilato de aniodipino.Que são caros,como faço para saber se tenho direito a esse benefício.O medico do SUS que consulto parece não se importar com a minha dificuldade de adquirir os medicamentos que tanto necessito.Por favor Dr. me ajude.

meu nome e marcia tenho um amigo que precisa dos remedios da hepatite cque sao muito caro.

como queele deve fazer paraconseguir esses remedios?.

olá o meu nome é aguinaldo,sou morador da cidade de itinga-mg.senhores(as),a minha mâe(odete francisca rosa),é hipertensa,diabética e tem problemas de coraçâo sério.semana retrazada ela passou mal,e foi encaminhada para o hospital de outra cidade(itaobim),ficou internada por 4 dias,recebeu o sumario da alta,declarando que ela tem que passar pelo cardiologista para procedimento cateterismo.na nossa cidade(itinga)nao tem hospital,ou melhor,tem hospital mas é fechado.como o sumario da alta e o caminhamento pro cardiologista era com urgência,procurei logo marcar na secretaria de saude da cidade.(aki tambem nao tem cardiologista).foi marcado rápido,e fomos eu e minha mae pra outra cidade(araçuai)passar pelo cardiologista.chegando lá,a minha foi… Read more »

Preciso fazer cpf para minha filha receber a medicação, ela tem 8 anos

Meu sogro é aposentado e precisa tomar uma série de medicamentos, inclusive tarja preta. Como temos que proceder para retirar pelo INSS?

Rosangela procure a secretaria de saúde do seu município com a receita destes medicamentos solicitados pelo seu médico e procure em qual setor você pode dar entrada nesta solicitação (tem alguém responsável por isso lá, com certeza), procure também a assistente social que ela te encaminha. Devem solicitar documentos, mas pelo menos é um início para conseguir. Abraço.

O que são os medicamentos de alto custo ou excepcionais | http://t.co/CiB8ek81 http://t.co/hwOoSYii

a secretaria de contagem um medicamento para mim, o medico clinico que renova e faz as receitas, agora assistência farmacêutica esta exigindo que as receitas sejam de um cardiologista do sus, as consultas e retornos demoram muito, e não aceita de cardiologistas particular nem de convênios o que eu faço pois o medicamento está dando certo eu já tive avc e arritimia

Bom dia,
Sou portador do vírus da hepatite C, tenho acite, hérnia umbilical, pedra na vesícula e encefalopatia.Estou na fila do transplante de fígado. Tomo diariamente um medicamento de nome aspartato de ornitina, considerado de alto custo, consegui através de liminar.Porém,O medicamento não está sendo entregue há dois meses, já falei com a ouvidoria e até agora nada. Depois que esse medicamento passou a ser entregue no Bom Retiro virou uma bagunça.
Não sei mais a quem recorrer, pois nem a ordem do juiz eles estão acatando.

Gostaria de saber por que os formulários para obtenção de remédios alto custo não são liberados para impressão atraves da internet, pois evitaria perda de tempo e deslocamentos do usuário, que na maioria dos casos tem pressa de ter o remédio………….

Gosataria de uma ajudinha, minha avó tem 81 anos e gasta cerca de $950,00 em medicamentos todo mes ela é aposentada e mora sozinha a família ajuda mas mesmo assim fica difícil ela tem problema no pulmão será que tem como conseguir alguns remédios pelo programa ou é apenas 1.desde ja agradeço.

meu nome e tyie maeda tenho 69 anos , tenho esclerose múltipla desde 1999 e tomo o medicamento trelipital 450 grama e muito caro e agora apareceu glicose media estimada 166mg e a medica receitou [actos 30mg] e muito caro e uma por dia e uso continuo as dois remédio , me informe como posso pegar o remédio ai no auto custo obrigada

entrei neste saite p fazer uma pesquisade da escola foi otimo o sistema unico de saude e o melhor do mundo…e do brasil… cobre tudo nao tem carencia nao tem limite e pouca burocracia.. convenios particular e muito pior muita burocracia muita carencia muito limite, pouca coisa autoriza muito bom otimo nosso sus.. beijoss

quanto tempo demora pra chegar os medicamentos pedidos pelo sus e se tiver urgencia dos medicamentos?

Sou portador de ezquizofrenia paranóide e a muito tempo espero um remédio de alto custo,faz mais ou menos um ano que espero uma resposta do SUS e não recebi nem ao menos um SIM ou um NÃO.A enfermidade que me assola é esquizofrenia paranóide,grave,e de caráter progressivo-degenerativo.Enquando isso meu quadro clínico se agrava e já não sei mais o que é real ou imaginário.Fico preso em casa,não faço mal a ninguém mas é triste viver assim.obrigado.

Meu esposo tem psoriase grave,´há 4 meses ele se cadastrou p/ receber omedicamento de alto custo Neotgson 25mg,foi autorizado,mas,na URA falaram que este medicamento está em falta.oINSS indeferiu seu´pedido de aposentadoria, alem da psoriase ele tem diabete ,hipertensão e depressáo o que devemos fazer? pois ele esá sofrendo mmuito.

Meu esposo tem psoriase grave (90% do seu corpo està tomado pela doença) o INSS indeferiu seu pedido de aposentadoria, em agosto/09, ele se cadastrou p/ receber o medic. de alto custo (hà 4 meeses) agora fomos infomados que o medic. Neotigson foi liberado p/ ele mas esta em falta o que devemos fazer´sendo que ele está sofrendo muito e nâo tem condiçôes de comprar?

Meu esposo sofre com epelepsia ja uns 16 anos e toma quatro tipo de remedio , gasto muito com remedios os remedios são depakote 500g usa tres caixa, e tegretol 400g cr mas tres caixa ,frsion tres caixas , e dioludõa tres caixas. fora outros medicamentos quero saber se na farmacias do governo oferese estes medicamentos, para que eu ossa procurar. Des de ja agradeço.

Most Popular Articles

86
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x