Gripe suína por vírus H1N1, informe OMS – testes laboratoriais recomendados e notificação de casos

Saúde PúblicaGripe suína por vírus H1N1, informe OMS - testes laboratoriais recomendados e notificação de casos

Algumas informações importantes sobre a gripe suína pelo vírus H1N1, que vem causando preocupação no sistema de saúde mundial e população em geral.

  1. Não há nenhuma vacina disponível neste momento.
  2. A vacina oferecida nos postos de saúde do país não oferece proteção contra esta estirpe do vírus.
  3. Se o clínico suspeitar de gripe suína, deve coletar uma amostra com swab coletando material na região interna do nariz influenza dos suínos que testa e colocá-lo em um refrigerador (não um freezer). Uma vez que coletado, o clínico deve contatar seu estado ou departamento local da saúde para facilitar o transporte e o diagnóstico oportuno em um laboratório da saúde pública do estado.
  4. Consumir carne de porco não causa a gripe. Este tipo de vírus não resiste a alta temperatura e morre.

Quando escrevia este texto novo informativo estava sendo liberado pela OMS, por isso prioridade para este material.

Últimas notícias da OMS

Organização Mundial da Saúde liberou hoje um informativo provisório de orientação para a vigilância da infecção humana
swine influenza A(H1N1). Informa sobre os objetivos específicos da vigilância mundial em prevenção e controle através das seguintes ações:

  • Detectar e confirmar casos de peste suína influenza A (H1N1).
  • Estabelecer o grau de disseminação internacional de infecção pelo vírus A (H1N1)
  • Auxiliar no início da avaliação da gravidade da doença.

Apresenta ainda caso clínico de gripe suína com confirmação laboratorial e e caso suspeito

Descrição de caso clínico.
Doença respiratória febril aguda (febre> 38 ° C) com o espectro de doenças a partir de influenza-doença de pneumonia.

  1. Um caso Confirmado de peste suína influenza A (H1N1) infecção pelo vírus é definido como um indivíduo com o laboratório confirmando infecção pelo vírus influenza A (H1N1) por um ou mais dos testes:
    • real‐time RT‐PCR (PCR)
    • viral culture (cultura viral)
    • four‐fold rise in swine influenza A(H1N1) virus specific neutralizing antibodies. (pesquisa de anticorpos contra o vírus)
  2. Um provável caso de peste suína influenza A (H1N1) infecção pelo vírus é definido como um indivíduo com uma gripe em que o teste é positivo para o vírus influenza A, mas não por testes utilizados para detectar a infecção pelo vírus influenza sazonal. OU um indivíduo com uma doença clinicamente compatível ou que morreram de uma inexplicável doença aguda respiratória que é considerado como epidemiologicamente ligado a um provável ou caso confirmado.

Todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser comunicados imediatamente a OMS sob forma de relatório, mesmo casos não confirmados.

Países sem capacidade atual para confirmar a doença suína influenza A (H1N1) devem entrar em contato com a OMS para organizar o acesso a um laboratório com essa capacidade.

Receio que os laboratórios não estejam preparados para atender uma demanda como a que se apresenta, apesar de que nestes casos os fornecedores se desdobram para entregar e produzir material diagnóstico visando atender a esta emergência que se apresenta.
Neste momento nova atualização é liberada pela OMS, informando sobre o número de casos confirmados laboratorialmente e suspeitos em cada país. A situação ainda é atenção máxima. A possibilidade de pandemia ainda existe.

Atualização:

Seguindo o conselho do Comitê, o Director-Geral da OMS elevou o nível de alerta de pandemia de gripe a atual fase de 3 a fase 4.

Já estamos em fase 5.

Novas atualizações: Acompanhe este novo texto para saber mais detalhes e acompanhar as atualizações sobre a Influenza A H1N1.

36 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

36 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Informe da OMS http://bit.ly/twsZJ

OMS liberou informes sobre notificação e definição de casos de gripe suína, algumas informações http://migre.me/J20

Comitê recomenda e diretor da OMS eleva risco de pandemia para 4 http://migre.me/J20

Informe da OMS http://bit.ly/twsZJ

um absurdo vc tomar a vacina e dar positivo no teste de HIV isso deveria ser informado antes …teríamos a chance de escolher tomar ou não

a vacina H1N1 depois do dia 21 de maio,vai ser liberada pra população em geral?pois essa doença não escolhe idade. e um absurdo todos merecem ser vacinados.

Boa tarde minha dúvida :É NECESSÁRIO TOMAR A VACINA ? pq a OMS disponibilizou-se a vacina p toda a população c tanta brevidade,quando a minigite tem vários casos confirmado e até então a vacina esta sendo vendida a mesma no leva ao óbito,motivos?

Ola boa tarde!
Gostaria de saber se o hemograma da gripe suina tem alguma alteração especifica? existe mais algum exame de rotina que deva ser feito?? obrigada

to com uma viagem marcada para aparecida do norte que eu nao posso cancelar,gostaria de saber como estao os casos de infeccao la e se eu posso viajar tranquila tomando os devidos cuidados.

Gostaria de saber se existe como saber se a gripe que tivemos é ou não h1n1 e também saber se quando agente pega a gripe A , se agente fica imunizado.
obrigada, luciana

a gripe do virus H1N1 tem cura ou não

Espero que não seja verdade essa conversa “…recebi um e-mail de uma colega onde ela conversa com uma pessoa que trabalha em um hospital, tenho outra colega que trabalha no INCOR e no HC, ela me confirmou que morre muita gente e eles encobrem. Veja a conversa de uma amiga médica humana com um amigo também Médico…”
Se for uma brincadeira é de muito mal gosto…

qual é o numero q devemos ligar se suspeitar-mos

Boa tarde, sou médico veterinário e vi o programa sobre a gripe suína, e eu não sei se os convidados, os doutores não sabiam ou não quiseram dar as informações, sobre a durabilidade do vírus A (H1N1). MEU TCC foi sobre a gripe suína, gripe das aves, e gripe comum. Em uma temperatura de 20 graus, o vírus atura suspenso no ar por 3 horas, em secreções atura 8 horas, isso se não tiver radiação solar. Em um metrô por exemplo o contágio é propício, e eles não querem informar corretamente o uso das mácaras para não causar pânico. os… Read more »

Olá ,
Gostaria de saber se existe um exame que detecte se ja tive a gripe suína, pois tive contato com uma criança que teve mais o resultado demorou para sair e nem tive tempo de fazer, eu tive todos os sintomas inclusive estava gravida isto foi a 1 mes atras, o meu ginecolista me receitou amoxicilina e corticoides pois estava com uma crise de asma muito forte, fiquei ruim por 4 dias, nao tomei tamuflu entao estou curiosa para saber se tive ou nao a gripe.

Obrigado

é possível detectar alguma coisa da gripe suína através de Hemograma?

Gostaria de saber quais alterações encontradas no hemograma de um paciente com a vírus H1N1.
Obrigada pela atenção.

Olá.
Gostaria de saber se é mesmo necessário o uso da máscara para quem não está contaminado, ou seria melhor somente quem está contaminado usa-lá, como o vírus não está no ar.
Obrigada.

estamos todos apavorados com a gripe o sistema de saude brasileira já deveria ter um diiagnóstico para essa doença porque o médico dá um diagnóstico de pneumonia manda pra casa tomar os medicamentos só quando acontece o óbito é que vai ser constatado que é gripe tipo A o que vamos fazer?

Qual o grau de letalidade comparando com vírus comum?! A vacina da gripe oferecida pelo governo não surgiu porque as pessoas fragilizadas estavam “morrendo” devido a gripe “comum’ que é uma pandemia “aceita”!? Já existe um medicamento eficaz para combater algum tipo de vírus?! Enfim qual o real interesse deste boom da “gripe suína”?! Não se fala mais de crise, nem de Obama, e mais laboratórios empenhados em oferecer medicamentos e vacinas!!!

Most Popular Articles

36
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x