Exames de sangueVitamina E, tocoferol, exame de sangue - Veja como...

Vitamina E, tocoferol, exame de sangue – Veja como coletar, jejum, resultado e valores normais

No laboratório é possível fazer um exame de sangue que dosa a Vitamina E, ela é lipossolúvel e antioxidante. A deficiência por ingestão raramente ocorre em adultos normais, sua deficiência pode ser causada por má absorção, especialmente em crianças prematuras, ou aquelas com atresia biliar ou fibrose cística – colestase intrahepática crônica. Vamos ver como deve ser feito o exame de sangue para avaliar a concentração desta vitamina no organismo, coleta do material, jejum, valores normais e com quantos dias o resultado é liberado.

A vitamina E, tem estrutura sob a forma de quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis (alfa, beta, gama e delta), mas a sua forma mais ativa é o alfatocoferol, é lipossolúvel age como antioxidante, prevenindo danos à membrana celular por radicais livres. Alguns estudos referem que a vitamina E pode reduzir o risco de doença coronariana. Quando os níveis de vitamina E estão diminuídos é importante fazer uma avaliação dos lipídios.

Como é a coleta do sangue para realizar o exame vitamina E

Para realizar o exame de sangue que verifica a concentração da vitamina E no organismo o material coletado no laboratório será o sangue, retirado da veia do braço, como normalmente ocorre com outros exames de rotina. Mas o ideal é que se faça um jejum de 8 horas antes da retirada da amostra biológica, se não cumprir jejum o resultado pode se alterar. Outro procedimento importante é informar quais os medicamentos que o paciente está usando.

Com quantos dias o resultado é liberado

O resultado do exame normalmente é liberado de 5 a 8 dias, mas depende se for realizado na própria unidade onde você coletou o material ou se o sangue será encaminhado para algum laboratório de apoio, neste caso pode demorar um pouco mais para ser liberado.

O teste de vitamina E também é usado para pacientes com colestase crônica, em nutrição parenteral prolongada, com doença maligna (em especial aqueles com by pass intestinal cirúrgico) e naqueles com síndromes de má absorção (fibrose cística, pancreatite crônica, carcinoma pancreático).

O exame normalmente é realizado por Cromatografia Líquida de Alto Desempenho – HPLC.

Valores normais de vitamina E

Para prematuros é normal de: 2,5 a 3,7 mg/L, para pacientes entre 1 e 12 anos: 3,0 a 9,0 mg/L, já pacientes entre 13 a 19 anos: 6,0 a 10,0 mg/L. Para pacientes adultos: 5,0 a 20,0 mg/L é normal.

A deficiência de vitamina E pode ser causada por má absorção, particularmente em crianças prematuras, crianças com atresia biliar que é uma colestase do recém-nascido ou do lactente causada pela obstrução adquirida das vias biliares extra-hepáticas. Outras causas são Fibrose cística (colestase intrahepática crônica), pancreatite, cirrose hepática, ressecções intestinais, uso de anticonvulsivante, colestiramina, etilismo, contraceptivos orais e óleos minerais.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Seu resultado de exames laboratoriais via internet

Cada vez mais exigentes, pacientes cobram que o laboratório de...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x