A cena é comum: o paciente vai até o laboratório buscar seus exames de sangue e percebe que os resultados estão longe dos parâmetros considerados normais.
Mas será que é possível fazer algo para melhorar esses números? Pensando em ajudá-lo a sanar essa dúvida, preparamos o post de hoje. Nele, você vai conhecer alguns dos exames de sangue mais comuns e que medidas simples podem ser tomadas hoje mesmo para aproximar os resultados laboratoriais dos parâmetros normais.
Melhorar resultados de exames de sangue mais comuns
É importante lembrar, no entanto, que essas dicas não substituem a orientação médica. Somente um profissional de saúde está apto para fazer uma avaliação completa dos resultados e indicar os melhores tratamentos para o seu caso. Por isso, nada de deixar a consulta para depois, ok? Boa leitura!
Conheça os exames de sangue mais comuns e saiba o que fazer para melhorá-los.
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos
Esse exame de sangue tem como objetivo principal diagnosticar a anemia, enfermidade caracterizada pela diminuição ou ausência das células sanguíneas vermelhas, também chamadas de hemoglobinas, e cujo sintoma mais comum é a sensação de fraqueza e cansaço constantes.
O que fazer para melhorar esses resultados: ainda que a anemia possa ser provocada por uma série de causas, a mais comum é a deficiência nutricional. Por isso, é importante apostar em uma alimentação rica em ferro, nutriente presente em alimentos como carne vermelha, feijão, ervilha, brócolis, ovos, queijos e leite.
Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Como tratam-se das células de defesa do organismo, alterações na contagem de leucócitos ou glóbulos brancos no exame de sangue podem indicar, entre outras situações, que o corpo está tentando reagir a alguma infecção.
O que fazer para melhorar esses resultados: a interpretação do resultado desse exame de sangue deve levar em consideração uma série de outros fatores e o estado clínico do paciente. Portanto, somente o médico pode prescrever o tratamento adequado para que a contagem de leucócitos ou glóbulos brancos volte a se normalizar.
Colesterol LDL e VLDL
Também chamado de colesterol ruim, o LDL fora dos parâmetros normais indica a possibilidade de que a gordura em excesso se acumule nos vasos sanguíneos o que, ao longo do tempo, pode acabar dificultando a passagem do sangue e provocando doenças cardiovasculares. Já o VLDL diz respeito ao transporte de triglicerídeos e também é utilizado pelo médico para avaliar as chances de problemas cardíacos.
O que fazer para melhorar esses resultados: em geral, controlar os níveis de colesterol é possível com uma mudança no estilo de vida, o que inclui a prática de exercícios físicos por no mínimo 30 minutos, cinco vezes por semana, e a adoção de dieta equilibrada, pobre em gorduras, açúcares e farinhas refinadas.
Colesterol HDL
Também chamado de colesterol bom, o HDL protege o coração da formação das placas de gordura que podem provocar uma série de enfermidades. Por isso, quanto mais elevados forem os seus níveis, melhor.
O que fazer para melhorar esses resultados: alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo são fatores que ajudam a reduzir o HDL. Portanto, eliminar essas práticas do seu dia a dia podem ser determinantes para melhorar os resultados do laboratório. Investir no consumo de óleos vegetais, como o azeite de oliva, e dos peixes de águas frias e profundas, como salmão, atum e sardinha, também é altamente recomendado.
Triglicerídeos
Reduzir os triglicerídeos ou triglicérides não é tarefa simples, mas seguindo algumas dicas saudáveis podemos sim abaixar naturalmente este tipo de gordura.
O aumento dos níveis de triglicerídeos no plasma são indicativos de uma anormalidade metabólica e, juntamente com o colesterol elevado, são considerados um fator de risco para a doença aterosclerótica.
O que fazer para melhorar esses resultados: devemos investir em alimentos ricos em fibras, reduzir ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura, realizar exercícios regulares e manutenção de um peso ideal. Veja mais detalhes de como baixar este triglicérides mais rápido.
Gostou de saber o que você pode fazer para melhorar os resultados dos seus exames de sangue? Então não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que mais pessoas possam saber sobre o tema!