Comentamos em outro texto sobre o TELELAB, um sistema de educação a distância e aqui, que utilizava um método para atender apenas profissionais de instituições cadastradas e que atendesse alguns requisitos de pessoal, envio de materiais, realização de provas, mas a equipe do Telelab sentiu necessidade de abrir para outros profissionais. E agora a novidade, muito boa! O telelab será aberto para todos profissionais de saúde ou de outras áreas que quiserem fazer um curso online grátis.
No novo sistema de cursos de ensino a distância Telelab, o acesso ficará mais fácil e estará disponível para todos os profissionais de saúde com acesso direto, antes restritos às instituições cadastradas, agora todos podem fazer os cursos, mesmo que a instituição não tenha cadastro no telelab, basta o aluno realizar um cadastro próprio.
Tudo agora está disponível, os manuais e os vídeos podem ser acessados na internet pelo site: www.telelab.ufsc.br
O acesso pode ser de duas formas, livre, apenas para ver o conteúdo ou para conseguir o certificado, neste caso o profissional de saúde deve fazer uma avaliação e caso seja aprovado receberá o certificado emitido online no site.
Mesmo aqueles profissionais que tinham cadastro no sistema anterior, nesta nova fase, todos os interessados em realizar cursos devem fazer o seu novo cadastro de forma individual. E para passar de um curso para outro não existe pré requisito.
Mesmo tendo como público prioritário os profissionais de saúde, o TELELAB passará a atender à necessidade de outros profissionais, como: pessoal de universidades, gestores e outros profissionais de saúde.
Agora qualquer profissional de saúde que tenha interesse em aperfeiçoar sua prática e contribuir para a padronização de metodologias e condutas nos locais em que atua pode realizar os cursos livremente.
Basta acessar a a página indicada acima fazer o cadastro e o sistema cria um login e senha. Depois que estiver dentro do ambiente do telelab, click no seu perfil e edite inserindo todos os dados necessários, depois escolha o um dos cursos disponíveis neste momento:
- Biossegurança – Laboratórios de DST, AIDS e Hepatites Virais
- Coleta de sangue – Diagnóstico e monitoramento das DST, AIDS e Hepatites Virais
- Cultura, isolamento e identificação da Neisseria gonorrhoeae
- Doença de Chagas – Triagem e diagnóstico sorológico em Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública
- Equipamentos – Utilização e monitoramento em Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública
- HIV – Estratégias para diagnóstico no Brasil
- HIV – Estratégias para utilização de testes rápidos no Brasil
- Sífilis – Diagnóstico laboratorial no Brasil
- Técnicas de Coloração de Gram
- Técnicas para Coleta de Secreções
- Tuberculose – Diagnóstico Laboratorial – Baciloscopia
Ainda poderá consultar outros dados complementares no mesmo ambiente, fichas de notificação, legislação, acesso a base de dados, livros, manuais técnicos e material institucional.
Conta ainda com área de contato para enviar dúvidas e sugestões, e um fórum para troca de informação e dúvidas gerais.
Dentro da área do curso escolhido poderá ver os vídeos e baixar o material de apoio para o seu computador.
Caso o profissional cadastrado tenha interesse em estudar as apostilas, assistir os vídeos, poderá fazer uma avaliação, se for aprovado, irá receber um certificado, online, não precisa esperar, assim que terminar e alcançar nota necessária já poderá imprimir seu certificado.
Avisam que ainda estão reformulando o método de avaliação dos cursos, por isso ainda não disponibilizam essa opção para os usuários. Em breve todos os cursos terão avaliação e emissão de certificado.
A equipe do Telelab é dedicada e não mediu esforços para manter o sistema até hoje em um bom nível de qualidade, e agora ao disponibilizar o programa de forma democrática para uso de todos os profissionais, dão um grande passo para consagrar o telelab. Uma iniciativa do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Assessoria de Ações Estratégicas e Núcleo de Educação Permanente em Saúde.