Aquelas pessoas com função renal prejudicada são mais propensas a ter uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, e isso efetivamente poderia levar a um acidente vascular cerebral ou demência. Estudos sugerem que a insuficiência renal pode causar mais problemas do que se imaginava.
Uma publicação do Journal of the American Society of Nephrology, sugere que a manutenção da saúde renal é ideal pode trazer benefícios para o cérebro.
Acidente vascular cerebral e demência são mais comuns em pacientes com doença renal crônica do que em indivíduos na população em geral, mas os motivos ainda não são claros, M. Arfan Ikram e colegas examinaram informações sobre 2.645 participantes, procurando nos indivíduos ligação entre função renal e o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Pesquisadores descobriram neste estudo que a função renal deficitária está intimamente ligada à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, ou hipoperfusão. E mais, a função renal deficiente estava ligada ao acidente vascular cerebral e demência mais fortemente em participantes com hipoperfusão. Esses achados foram independentes dos conhecidos fatores de risco cardiovascular.
Vários testes laboratoriais podem ser empregados para diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de terapia de diversas patologias renais, entre elas uréia, creatinina e exame de urina.