×

Aquelas pessoas com função renal prejudicada são mais propensas a ter uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, e isso efetivamente poderia levar a um acidente vascular cerebral ou demência. Estudos sugerem que a insuficiência renal pode causar mais problemas do que se imaginava.

Uma publicação do Journal of the American Society of Nephrology, sugere que a manutenção da saúde renal é ideal pode trazer benefícios para o cérebro.

Acidente vascular cerebral e demência são mais comuns em pacientes com doença renal crônica do que em indivíduos na população em geral, mas os motivos ainda não são claros, M. Arfan Ikram e colegas examinaram informações sobre 2.645 participantes, procurando nos indivíduos ligação entre função renal e o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Pesquisadores descobriram neste estudo que a função renal deficitária está intimamente ligada à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, ou hipoperfusão. E mais, a função renal deficiente estava ligada ao acidente vascular cerebral e demência mais fortemente em participantes com hipoperfusão. Esses achados foram independentes dos conhecidos fatores de risco cardiovascular.

Vários testes laboratoriais podem ser empregados para diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de terapia de diversas patologias renais, entre elas uréia, creatinina e exame de urina.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo

Como a Inteligência artificial IA pode ajudar médicos a tomar decisões

Inteligência Artificial (IA) presente na área da saúde pode ajudar médicos a tomar decisões

Leia tudo

Protocolo de Antissepsia e Desinfecção n-CoV-2, medidas para a estruturação de barreiras químicas proteção contra o n-Coronavirus

Este é um ótimo trabalho desenvolvido pelo professor Marcelo Soares Crespo – Farmacêutico-Bioquímico – CRF-MG 36199 Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica...

Leia tudo

Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento de COVID 19, conheça o estudo e resultados para coronavírus

Philippe Gautret e colegas realizaram recentemente em Marselha na França um estudo avaliando o uso da Hidroxicloroquina e em alguns casos associado...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x