A depressão afeta milhares de idosos, principalmente devido a sentimentos de solidão e isolamento, mas também muitas doenças típicas desta fase da vida limitam estas pessoas de poderem fazer muitas coisas que eles faziam no passado.
Uma pesquisa americana, realizada entre aposentados acompanhados por um programa, demonstrou que o uso da Internet pelos idosos que estavam sendo acompanhados reduziu as chances de depressão por mais de 30%.
Professores da Universidade de Michigan de telecomunicações que acompanharam o estudo, observaram que a redução das chances de depressão estavam ligados principalmente a capacidade que as pessoas mais idosas passam a ter de se comunicar ao usar a internet, navegar em redes sociais, trocar informações.
Este foi um dos maiores e mais abrangentes estudos do gênero. Outros já tinham sido feitos, mas este foi a fundo na questão, foi diferente, pois levou em consideração os níveis de depressão das pessoas antes de começar a usar a Internet.
Algumas pessoas continuaram com quadro de depressão anterior mesmo usando a internet, mas na maioria dos caso, mesmo aqueles que tinham depressão no passado obtiveram melhoras com o uso da internet, e a porcentagem de pessoas que normalmente desenvolvem depressão nesta fase da vida foi reduzida em mais de 30%.
Se você estiver usando a internet com moderação e estiver fazendo as coisas que melhoram a sua vida, então os impactos tendem a ser positivos em termos de saúde e bem-estar.