No fígado, a glutamato desidrogenase está localizada na mitocôndria, onde ocorre o ciclo da uréia, ela catalisa a adição de amônia, como grupo amino, no alfa-cetoglutarato produzindo glutamato e usa NADPH como coenzima, ocorre consumo de ATP na reação. Glutamato desidrogenase ou Desidrogenase Glutamica, veja como é a coleta do sangue e quais os valores normais e alterados do exame de sangue.
A glutamato desidrogenase na verdade cataliza a reação reversível de glutamato a cetoglutarato. Quando nas ilhotas pancreáticas, tem relação com a secreção de insulina por aumentar a concentração de ATP.
Coleta do sangue
Para realizar este exame não é necessário fazer jejum, o material coletado no laboratório será o sangue.
O sangue é retirado da veia do braço e colocado é tubos de coleta e acondicionamento de sangue.
Depois de coletado o material será encaminhado ao setor de análises de materiais biológicos onde ocorre a centrifugação. Um procedimento que separa a parte líquida do sangue (plasma), da parte sólida (hemácias e leucócitos).
O teste é realizado em equipamentos automatizados e o resultado liberado depois de algum tempo de análise e identificação.
O resultado normalmente é um pouco demorado, dependendo do procedimento de cada instituição laboratorial, pode demorar mais de 20 dias.
Valores normais e alterados
Um dos métodos usados para análise é por espectrofotometria cinética.
Neste tipo de análise os valores normais para o exame glutamato desidrogenase são os seguintes:
No caso de pacientes do sexo masculino o resultado normal é até 7 U/L.
No caso de mulheres o resultado normal é até 5 U/L.
Valores acima destes níveis são considerados alterados, entretanto o médico irá avaliar se tem importância clínica tais índices.
Considere sempre a necessidade de apresentar seus resultados de exame para seu médico fazer a correlação com a clínica.