CientíficosFilme Contágio, com Matt Damon, ciência e ficção caminhando...

Filme Contágio, com Matt Damon, ciência e ficção caminhando juntos

O novo filme de suspense de Steven Soderbergh, Contágio, conquistou a liderança nas bilheterias dos Estados Unidos e também Canadá em sua estreia, trata-se de uma epidemia provocada por um vírus letal que se espalha pelo mundo rapidamente. Geralmente os filmes trazem um apelo Hollywoodiano e se esquecem, ou não fazem questão nenhuma de manter um equilíbrio científico, mas Steven Soderburgh de contágio parece estar mudando esta visão e tentando fazer ciência e ficção caminharem juntos.

No elenco estão Marion Cotillard, Matt Damon, Lawrence Fishburne, Jude Law, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet.

No filme, basicamente, a praga começa, o pânico se instala, e os super-heróis do Centro de Controle de Doenças e Organização Mundial da Saúde lutam para salvar o planeta.

Mas o Dr. Thomas Frieden, chefe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta afirma que o filme é bastante plausível.

Larry Brilliant é um dos especialistas em ciências que participou do filme, trabalhou na erradicação do vírus da varíola, comentou que ficou feliz com o trabalho realizado em “contágio”, tinha intenção de alertar as pessoas para as ameaças reais das pandemias e as medidas que seriam necessárias para minimizar o impacto global que elas teriam junto à população, e encontrei em Steven Soderburgh e Z Scott Burns, parceiros ideais para por em prática esta minha intenção, relatou ao seu colega Andrew Maynard.

Andrew indagou Brilliant se ele estaria satisfeito com os resultados do filme, a resposta foi afirmativa, elogiou o elenco e a equipe de produção, disse que estava satisfeito com a maneira que a resposta à pandemia foi retratada no filme.

Laurie Garrett, especialista em epidemia que aconselhou cineastas no set de “contágio”. Laurie disse em entrevista a CNN que a história de uma epidemia mortal em todo o mundo é totalmente possível, apesar do filme ter sua parte de fantasia.

Abigail Zuger MD, aplaude a dedicação dos criadores do filme em se aproximarem da realidade, mas acredita ser um pouco difícil acontecer algumas coisas mostradas no longa. MEV-1, o vírus fictício que causa doenças respiratórias é altamente contagioso e leva a uma pandemia mundial, diz que a velocidade com que a propagação que a doença ocorre é improvável. E quanto a imagem apocalíptica das ruas com o caos instalado em massa, Zuger disse que esta não é a realidade de uma epidemia. (Será?).

contagio film - Plugbr

Os funcionários do CDC adotaram o filme. A agência permitiu aos produtores do filme entrarem em seu campus principal, e funcionários do CDC abriram seus horários para entrevistas, aparições em programas e chats ao vivo na Internet para falar sobre o filme e o poder potencial de contágio do vírus na vida real.

Outro ponto que se questiona no filme é a rapidez com que a vacina contra o vírus foi criada, apenas quatro meses, algo impensado respeitando-se todos os tramites de legislação, mas alguns cientistas falam que em situações de gravidade extrema várias etapas poderiam ser eliminadas buscando uma resolução imediatista, para quanto mais rapidamente possível barrar o avanço de milhares de mortes.

Em outubro Contágio chega ao Brasil, vamos aguardar para ver como será o comportar do público por aqui quanto a estas questões de realidade e ficção.

Editado.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

1 COMENTÁRIO

Subscribe
Avisar para
guest

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x