Social e éticaExame praena para detectar síndrome de Down durante a...

Exame praena para detectar síndrome de Down durante a gestação, gera polêmica

Um exame não invasivo que vai pesquisar no sangue da mulher grávida se existe no DNA informação genética que indique a doença síndrome de down no feto, o diagnóstico molecular genético pré-natal do teste LifeCodexx AG faz exatamente esta avaliação, e o resultado deste exame tem gerado polêmicas, pois a maioria dos casais ao saber do resultado positivo optam pelo aborto. Seria uma seleção genética?

Mayana, geneticista explica: […Temos 46 cromossomos ou 23 pares: 23 herdados da mãe e 23 de origem paterna. Desses, 22 são iguais no homem e na mulher (os autossomos) e o 23º par é o que vai determinar o nosso sexo: XX para o sexo feminino e XY para o sexo masculino]. […dentre os 23 pares de cromossomos, três permitem que uma gestação vá a termo mesmo quando estão em dose tripla – denominada trissomia. São os cromossomos 13, 18 e 21. O bebê então nascerá com 47 cromossomos. Trissomias dos cromossomos 13 e 18 são responsáveis por síndromes graves letais geralmente na primeira infância. Mas a trissomia do cromossomo 21, responsável pela síndrome de Down, é compatível com uma sobrevida longa.

O exame que é realizado hoje além de ser invasivo (coleta-se líquido aminiótico) este procedimento pode levar ao abortamento em alguns casos.

Quando o teste chegou na Alemanha gerou um intenso debate ético entre profissionais da saúde, sociedade, juristas e associações, para esclarecer as dúvidas o governo solicitou um parecer do departamento jurídico e a resposta foi: o exame é ilegal, fere a constituição que proíbe a discriminação, ninguém deve sofrer discriminação por ter alguma deficiência, a condenação é a retirada do direito a vida.

Em 90% dos casos os casais que detectam a alteração no exame realizado hoje em dia, optam pelo aborto. O presidente da Associação Médica Alemã defende a realização do exame, no meio religioso dizem tratar-se de um “Seleção genética”. O arcebispo de Münster, Felix Genn, criticou a “fantasia de onipotência” que pretende controlar até mesmo a herança genética do ser humano, e os portadores da doença, como Sebastian Urbanski, ator alemão, gritou durante a apresentação do parecer jurídico sobre o novo exame, “Também somos seres humanos”. Contudo, o exame deverá ser realizado normalmente.

Acredito que o direito a vida deve ser preservado, mas entre um exame que pode causar aborto em muitos casos e é invasivo, causando também transtorno para a mãe, prefiro, claro, um não invasivo com muito menos risco, se a polêmica se fixa na possibilidade ou não de liberação deste novo teste.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

1 COMENTÁRIO

Subscribe
Avisar para
guest

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x