EspermogramaEspermograma - Como aumentar a quantidade de espermatozoides e...

Espermograma – Como aumentar a quantidade de espermatozoides e melhorar a fertilidade

Espermograma é um exame que tem como aplicações, principalmente, a avaliação das glândulas seminais, da fertilidade e monitoramento pós-vasectomia. Além de esclarecer infecções naquele local. Veja como é possível aumentar a quantidade e a qualidade de espermatozoides e melhorar a fertilidade. Atenção com alguns medicamentos e fumo.

A coleta para realização da análise do sêmen precisa ser monitorada, seguindo critérios estabelecidos para obter um resultado que possa ser utilizado para esclarecer problemas existentes.

O exame espermograma

Neste exame são realizadas avaliações físico-químicas, microscópicas e morfológicas dos espermatozoides, podem ser realizadas também avaliações imunológicas, bioquímicas e hormonais.

Ao avaliar o resultado do espermograma, o médico, vai verificar se não existe doenças que estão causando uma quantidade pequena de espermatozoides ou afetando a qualidade destes.

Fatores que influenciam na quantidade ou qualidade dos espermatozoides

Vários fatores podem influenciar na redução da quantidade e na qualidade dos espermatozoides avaliados no espermograma, além das doenças relacionadas ao órgão reprodutor masculino.

Em um outro texto comentei sobre antidepressivos como a paroxetina e fluoxetina, mostrei resultado de pesquisa afirmando que podem causar redução drástica na fertilidade de homens que fazem uso deste tipo de medicamento, pois interferem na cadeia de DNA do espermatozoide.

No estudo realizado pela equipe de Schlegel em 35 homens que possuíam espermatozoides normais, depois de tomarem por quatro semanas o antidepressivo, foi feito nova coleta de esperma e realizado o exame expermograma.

Aparentemente, quando observados ao microscópio os espermatozoides estavam normais em volume ejaculado, estrutura, apresentando quantidade de móveis e vivos dentro dos valores de referência e outros parâmetros laboratoriais também dentro da normalidade.

Porém, quando foi realizado um novo exame, analisando o DNA, após o uso do medicamento, foi encontrado resultado relevante com relação à fecundação, suas estruturas estavam fragmentadas.

Então, neste caso o ideal é conversar com seu médico sobre este fato, caso esteja tendo problemas de fertilidade, mesmo tendo um espermograma normal.

Outro fator causador de redução de espermatozoides é o caso de homens fumantes, o cigarro não causa só problemas pulmonares e cardíacos e impotência, também afeta a qualidade do esperma.

Um estudo realizado no passado na Universidade de Nova Orleans que incluiu 4.764 homens, com média de idade de 47 anos, mostrou que os homens que fumam mais de 20 cigarros por dia têm uma chance 60% maior de ter disfunção erétil em relação aos homens que nunca fumaram, e também observa-se alteração na forma e motilidade dos espermatozoides.

Portanto, neste caso, depende somente do homem para de fumar para obter melhores ereções e qualidade de seu esperma.

Dicas para aumentar quantidade e qualidade dos espermatozoides

Mas é possível, além de observar os fatos apontados acima que interferem na quantidade e qualidade dos espermatozoides, a contagem de esperma visualizada no microscópio durante o espermograma, pode ser aumentada com a ajuda da vitamina C.

Se você consumir 200 mg de vitamina C todos os dias, sua contagem de esperma pode aumentar em até 24% e a agilidade os espermatozóides pode subir em até 18%. Deste modo, também aumenta o número de espermatozóides vivos 24 horas após a ejaculação até 23%.

Consumo suficiente de vitamina C é especialmente importante para os fumadores que desejam ajudar os seus espermatozoides, pois o fumo liberta uma grande quantidade de radicais livres, os quais inibem o funcionamento dos testículos e danificam o esperma. Vitamina C, junto com a vitamina E e beta-caroteno, são uma boa maneira de evitar que esses danos ocorram.

Também é importante ingerir zinco, o mineral colabora para um aumento do volume de sêmen, além dos níveis de testosterona.

O ácido fólico, vitamina D e cálcio também são úteis para melhorar a qualidade e a quantidade de espermatozoides.

É importante também para uma boa produção de espermatozoides manter uma alimentação rica em verduras e frutas, evitar a ingestão de bebidas contendo álcool.

Também considero um fator muito importante para bom funcionamento do organismo, a prática de exercícios diariamente.

Saiba que tudo isso é indicado caso não exista uma doença causando alteração na espematogênese, consulte sempre seu médico para avaliar a capacidade reprodutiva, ele vai identificar possíveis problemas e indicar o tratamento adequado para cada situação diagnosticada.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

3 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

3 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Ejaculação Precoce – O limite das emoções

Percorrendo vários sites, lendo livros e conversando com alguns...

Equipamento acoplado ao celular permite visualizar e contar espermatozoides ativos

O espermograma realizado no laboratório fornece várias informações sobre...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

3
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x