O primeiro dia de Dezembro de cada ano, desde 1988, tem sido conhecido como Dia Mundial da AIDS, uma luta de todos contra o avanço da doença. O tema para 2009 é “Acesso Universal e Direitos Humanos”.
O HIV é contraído principalmente por meio de relação sexual sem uso do preservativo, as práticas sexuais desprotegidas, transfusão de sangue infectado através de agulha contaminada, na gravidez de uma mãe infectada para o filho, ou através do leite materno contaminado.
Mais de 25 milhões de pessoas morreram de Aids nos últimos 26 anos. Mais de 33 milhões de pessoas no mundo estão vivendo com HIV, enquanto 2 milhões de pessoas morreram em 2008, mais de 2 milhões de pessoas também contraíram a doença no ano passado. Quase meio milhão da população vivendo com o HIV são crianças, o que tira muitas esperanças de erradicar a doença. As pesquisas buscam incessantemente a cura para a doença.
Hoje, no laboratório, fizemos exame de HIV teste rápido de uma moça que tinha tido aborto espontâneo, resultado foi positivo, mais uma pessoa infectada pelo vírus HIV, a luta deve ser de todos contra o avanço da doença.
Este dia mundial da AIDS, usamos a fita vermelha para chamar a atenção para todos aqueles que vivem com o HIV, lembre-se daqueles que morreram, despertar para agir e proteger, mudar atitudes no cotidiano com pessoa portadoras do vírus.
Não esqueça de fazer o teste de HIV, evite relação sem uso do preservativo, conheça o fluxograma de análise de amostras de sangue, e ouça relatos de pessoas portadoras do vírus da AIDS, perceba como a vida ganha contornos jamais imagináveis, e tenha em mente que isso pode acontecer com qualquer pessoa, não somente com o vizinho, e sempre repudie qualquer tipo de discriminação.