Dosar o complemento C3 sérico, ou apenas C C3, será útil para avaliação de portadores de doenças como o lúpus eritematoso sistêmico LES, as glomerulonefrites e as crioglobulinemias, tais doenças evoluem com a presença de imunocomplexos, os quais ativam a via clássica do complemento. Veja como é a coleta do sangue e quando ocorre resultado alterado deste teste laboratorial.
Complemento é na verdade um sistema que é parte integrante da defesa imunitária antígeno inespecífica que pode ser ativado através de duas vias de reação, a via clássica que desencadeada, sobretudo por imunocomplexos ligados às células, e pela via alternativa, ativada, sobretudo por corpos estranhos, tais como os microorganismos. A componente complementar C3 é uma proteína-chave de ambas as vias de reação.
Para que serve o teste complemento C3
Esta análise é útil para avaliação de algumas patologias autoimunes como indicadores de atividade da doença.
Detecção de deficiência ou consumo de componentes do complemento.
Quando ocorre a ativação do complemento ocorre também um consumo das componentes C3 e C4.
Como o consumo de C3 e C4 leva a uma diminuição das suas concentrações, desta forma permite tirar conclusões para um diagnóstico.
Coleta de sangue para fazer o exame complemento C3 sérico
Após a solicitação do médico para realizar o C3 sérico, o paciente deve procurar um laboratório de sua confiança para marcar o dia que fará a coleta.
O material a ser coletado será o sangue, e o jejum recomendado é de 4 horas antes da coleta.
No dia marcado para realizar o exame, informe ao recepcionista os dados pessoais, relatando também se usa alguma medicação.
Após garroteamento do braço e introdução de uma fina agulha, uma pequena porção de sangue será retirada e colocada em tubos de ensaio para posterior análise.
Valores de referência – resultado normal
Pelo método de turbidimetria o resultado considerado normal para este exame é de 87 a 200 mg/dL.
Em alguns resultados de exames poderá constar outro valor, depende da técnica utilizada, por isso verifique no seu laudo esta informação.
Resultados alterados de C3
Primeiro devemos saber que uma limitação do exame é o fato de sua detecção poder ser encontrada sem que isso signifique processo de doença.
Resultados de exame com índices diminuídos de C3 observam-se, sobretudo no lúpus eritematoso sistêmico ativo.
Além do LES, ocorre também em formas de glomerulonefrite membrano-proliferativa e em afecções devidas aos imunocomplexos (doença sérica).
C3 diminuído também pode estar presente em choque séptico e doença hepática em estágio final.
No LES, a concentração sérica dos fatores do complemento reflete a atividade da doença. Diminuições de C3. Reage como proteínas da fase aguda, podendo por isso apresentar concentrações aumentadas nas doenças inflamatórias.
Em quantos dias será liberado o resultado do exame
O resultado do teste complemento C3 normalmente é liberado pelos laboratórios dentro de 1 a 4 dia, podendo, em alguns casos demorar um pouco mais.