×

Estudos sugerem que a administração concomitante de clopidogrel e omeprazol pode interferir na eficácia do clopidogrel.

O medicamento clopidogrel quando usado com omeprazol pode ter sua ação comprometida, entenda porque deve evitar tomar os dois juntos.

O medicamento clopidogrel é um inibidor da agregação plaquetária, geralmente utilizado na prevenção de eventos trombóticos em pacientes com doenças cardiovasculares.

O que acontece com clopidogrel quando usado com omeprazol

O medicamento clopidogrel é um pró-fármaco que requer ativação por uma enzima hepática, a CYP2C19, para produzir seu efeito antiplaquetário.

O medicamento omeprazol, é um inibidor da bomba de prótons – IBP, usado no tratamento de úlceras gástricas e refluxo gastroesofágico.

O omeprazol inibe a atividade da enzima CYP2C19, o que pode levar a uma redução na ativação do clopidogrel e, portanto, a uma redução na eficácia do medicamento.

É importante que os pacientes discutam com seus médicos sobre os riscos e benefícios da administração concomitante desses medicamentos e considerem alternativas, se necessário.

Qual a solução para o problema – Sugestão de uso

Uma solução para minimizar a interferência na eficácia do clopidogrel quando usado junto com o omeprazol é considerar a utilização de um IBP – inibidor da bomba de prótons, diferente, que não iniba a enzima CYP2C19.

Alguns exemplos incluem pantoprazol, lansoprazol e rabeprazol, que têm um menor potencial para inibir a enzima CYP2C19 em comparação com o omeprazol.

Outra opção é utilizar uma dose mais baixa de omeprazol, o que pode reduzir o impacto da inibição da enzima CYP2C19 no metabolismo do clopidogrel.

É importante que essa decisão seja feita em conjunto com um médico, pois a dosagem do omeprazol pode precisar ser ajustada com base nas necessidades do paciente.

Veja também sobre loratadina e desloratadina.

Além disso, é fundamental que os pacientes informem seus médicos sobre todos os medicamentos que estão tomando, incluindo medicamentos prescritos, de venda livre e complementares, para que possam ser tomadas medidas adequadas para minimizar os riscos de interações medicamentosas.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Leia tudo

Efeito colateral e efeito adverso de um medicamento

Entenda melhor esses termos Efeito colateral e efeito adverso de medicamentos

Leia tudo

Quanto custa e como é para furar a orelha na farmácia

Quanto custa em média furar a orelha, como é a técnica, equipamentos e cuidados

Leia tudo

Como era produzido um medicamento pelo farmacêutico antigamente

os medicamentos eram produzidos de maneira artesanal nas farmácias de manipulação

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x