Recebi uma pergunta no texto sobre Exames de laboratório – Tipo de amostra, coleta e jejum recomendado, do Leandro, que está fazendo um check-up, relatou que antes do jejum para coleta de sangue no laboratório, se alimentou exageradamente, acima do normal, pergunta se isso influenciaria no resultado do exame, acompanhe:
Ola, gostaria de tirar uma dúvida. Solicitei um checkup geral esta semana e hoje fui fazer o exame de sangue. Fiquei 12 horas em jejum como foi pedido, porém ontem a noite fui um aniversário em uma pizzaria e comi “acima do normal”. Este acima do normal pode influenciar no resultado do exame, visto que ingeri uma grande quantidade de pizza? O site está me tirando muitas duvidas, parabéns!
Leandro, é bom saber que o blog esclarece dúvidas, este é o nosso objetivo, muito obrigado pelo parabéns.
Esta não é uma dúvida que apenas o Leandro tem, muitas pessoas chegam no laboratório para colher sangue e dizem que comeram uma feijoada antes do momento de começar o jejum no dia anterior, ou foram em um bar e tomaram muita cerveja, pode fazer o exame assim mesmo? Já outros omitem estas informações, o que pode trazer problemas no seu check-up.
Os principais exames que sofrem alterações nos valores dos resultados com exageros na alimentação pré-jejum são colesterol e triglicérides.
Desrespeitar o jejum para realizar exame é grave, conforme disse no texto – Exames – Não cumprir recomendações para coleta de sangue pede gerar erros nos resultados, neste caso falava de se respeitar a faixa do jejum, aquele tempo preconizado para não comer nenhum alimento ou bebidas (água pode) antes do momento de colher o sangue, que é extremamente importante, mas no caso relatado pelo Leandro, disse que respeitou o jejum mas foi a um aniversário antes de começar este jejum e comeu pizza “acima do normal”, isso também influencia nos resultados dos exames que irá realizar.
A alimentação no dia anterior, antes de iniciar o jejum recomendado para o exame, deve ser igual a que normalmente é realizada, por exemplo, se come arroz, feijão e um bife, é indicado comer as mesmas coisas nas mesmas quantidades e depois iniciar o jejum. Comendo uma feijoada, churrasco gordo, ou como disse o Leandro “pizza acima do normal”, diferente da alimentação normalmente ingerida, certamente vai refletir no resultado do exame dando valores acima dos que daria se não tivesse feito este tipo de alimentação. Reduzir bruscamente a alimentação no dia anterior também vai alterar o resultado de exames para baixo.
Claro, as alterações nos valores dos exames não serão grandes, geralmente são pequenos aumentos (tendo respeitado o jejum), mas pode ser significativo para a avaliação do médico solicitante deste teste.
Por isso, o ideal é ter uma alimentação normal, sem exageros, para que os exames sejam reflexo orgânico do que normalmente estaria se alimentando, não esquecendo de respeitar o jejum preconizado, que pode ser diferente conforme o teste que será realizado.
Obrigado ao Leandro pelo contato e pela oportunidade de esclarecer para os usuários do blog este fato. Abraço.