O mau hálito pode afetar a qualidade de vida da pessoa que tem este problema, pode causar rompimento de relacionamentos, dificuldades de comunicação com colegas, pois as outras pessoas evitam conversar com ela, além de várias outras situações embaraçosas.
O problema maior neste caso é que esta pessoa com mau hálito muitas vezes não percebe o mau cheiro, e acaba sendo excluída, ocorre o que se conhece por fadiga olfatória, é quando a pessoa se acostuma com aquele cheiro, e ela passa a não sentir mais o odor.
Como avisar seu amigo ou alguém da família que ele está com mau hálito
E não sentindo o próprio hálito, muitas pessoas sentem-se constrangidas em informar quando há alguma alteração, mas é importante que sejam avisadas, mas deve ser feito de forma delicada. Caso tenha dificuldade de avisar um amigo ou algum da família, você pode usar um serviço da ABHA, informe os dados da pessoa que deve ser avisada, e eles enviam um email ou carta para ele, com um material bem elaborado para que a pessoa possa ser esclarecida sobre o caso e assim já tenha condições de buscar ajuda necessária.
Neste link você acessa o serviço: http://www.abha.org.br/sosmauhalito
Halitose é o nome científico do mau hálito, que não é uma doença, e sim um sintoma. Ela pode ter mais de 50 origens, porém, sabe-se que em mais de 90% dos casos a origem está na boca. A halitose nem sempre é sinônimo de uma má-higiene, podendo ser causada por inúmeros outros motivos, como stress, problemas nas vias aéreas superiores, presença de saburra lingual, redução da produção de saliva, cáseos amigdalianos, etc.
É muito importante avisar as pessoas que tem o problema para que possam tratar e assim ter uma vida muito melhor.
Como você pode saber se é portador de halitose?
A ABHA sugere 03 opções:
Fazer um auto-exame da língua diante de um espelho, verificando se há saburra lingual (camada esbranquiçada ou amarelada que se deposita no “fundo” da língua).
Perguntar a alguém de sua confiança, em diferentes horários, se ela percebe alguma alteração em seu hálito.
Consultar um profissional capacitado em halitose que esteja habituado a avaliar e tratar o mau hálito, pois ele tratará a causa e o efeito do problema. Se esse profissional possuir um gás cromatógrafo (equipamento que mede o hálito) você terá como medir o seu.
É importante que as pessoas com mau hálito sejam avisadas do problema, esta é uma das formas que poderá ser usada sem causar aquele constrangimento.