Saúde PúblicaTratamento precoce em caso de HIV positivo diminui danos...

Tratamento precoce em caso de HIV positivo diminui danos ao sistema imunológico e risco de transmissão

O Ministério da Saúde está sempre convocando as pessoas, principalmente aqueles com suspeita de infecção pelo vírus HIV, para fazerem o teste e esclarecer qualquer dúvida, e aqui no site escrevi vários textos indicando que os pessoas não fiquem cultivando dúvidas ou com medo de fazer o teste, a melhor solução é fazer o exame. Para confirmar isso o resultado de pesquisas indica que este procedimento diminui os danos ao sistema imunológico e reduz o risco de transmissão.

Os sintomas de infecção por HIV geralmente são semelhantes aos da gripe ou outras infecções virais, e para a maioria das pessoas, segue-se um período de muitos anos, quando eles carregam o vírus, mas não estão doentes. Mas o sistema imunológico não consegue limpar o HIV com sucesso, o vírus usa de artifícios e esconde-se, e lentamente vai enfraquecendo as defesas imunológicas do organismo e destruindo células-T CD4, que desempenham um papel fundamental na resposta imune.

Um ensaio clínicos randomizado, spartac, mantido ao longo de cinco anos com 366 adultos – principalmente as mulheres heterossexuais e homens homossexuais, de vários países, coordenado por pesquisadores do Imperial College London e da Unidade do Conselho de Pesquisa Médica de Ensaios Clínicos, realizada pela Universidade de Oxford, chegou a resultados interessantes.

O professor Jonathan Weber, o pesquisador chefe, afirma que o estudo reforça a importância do teste de HIV frequentes, especialmente entre grupos de alto risco:

[alert style=”white”] Testes de diagnóstico precoce são extremamente importantes. Quando uma pessoa contrai HIV, eles estão no seu estado mais infeccioso. Desconhecendo que foram infectados, ficam susceptíveis de propagar a infecção. Quanto mais cedo for diagnosticada, e oferecido orientação adequada e aconselhamento, melhores as chances de limitar a propagação do vírus. [/alert]

Um outro estudo existente mostra relação com o resultado do spartac, o início precoce da terapia anti-retroviral – dentro de quatro meses de infecção – é acompanhada por uma recuperação melhorada do sistema imunológico que não é visto na mesma medida, se o tratamento é iniciado em fases posteriores da infecção.

As políticas de saúde já estão alinhadas com os resultados observados nesta pesquisa, desta forma a população deve fazer sua parte e buscar os serviços de atendimento nos postos e CTAs no seu município.

É como disse em outro texto, quanto mais cedo esclarecer dúvidas, se está ou não infectado, e tomar medidas necessárias indicadas pelo sistema de atendimento de saúde, a redução da infecciosidade será maior, e positivo ou negativo a vida segue.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

DIU é seguro também para adolescentes diz pesquisa, mito derrubado

Universidade do Texas Medical Branch em Galveston apresenta resultado...

Trabalhos científicos, novidades e informações em saúde

O Congresso de Saúde que aconteceu em Cuiabá foi...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x