O selênio no organismo humano tem uma função similar à vitamina E, e agem sinergicamente trazendo benefícios ao organismo, é um ótimo antioxidante que impede a formação de radicais livres, este mineral é fundamental para o organismo, sendo que sua deficiência pode ocorrer em nutrição parenteral e está associada à cardiomiopatia. Mas o excesso de selênio pode ter efeitos nocivos. O exame é usado para identificar exposição industrial tóxica a pigmentos, equipamentos eletrônicos, fungicidas, fábricas de vidro, semicondutores. Saiba como identificar se o mineral está em níveis normais – Jejum, coleta do sangue e resultado do exame selênio.
A fonte mais importante do selênio para o ser humano está presente na alimentação. O mineral estará diminuído na infecção pelo HIV, kwashiorkor (doença decorrente da falta de proteínas e vitaminas), em doenças graves, insuficiência renal, doenças inflamatórias intestinais, fenilcetonúria, baixo peso ao nascer, também na baixa ingestão de proteínas e queimaduras, além de doenças hepáticas.
Como coletar o sangue, jejum e quanto tempo para liberar resultado.
Para realizar o teste que avalia a concentração de selênio no organismo não é necessário jejum obrigatório, mas é indicado fazer um pequeno jejum de pelo menos 4 horas antes de coletar o sangue para evitar lipemias.
O sangue será coletado da veia do braço, normalmente como ocorre em outros exames de rotina.
O resultado do exame de sangue selênio geralmente é liberado pelos laboratórios dentro de 5 a 10 dias, mas alguns laboratórios encaminham o material coletado para realização em outros centros de referência, neste caso demora um pouco mais para pegar o resultado.
No momento da coleta ou na realização do cadastro, informe ao atendente se este paciente realiza atividades que fique exposto ocupacionalmente, e informe também se faz uso de algum medicamento.
O valor normal de selênio por métodologia ICP-MS – Plasma Indutivamente Acoplado ao Espectro de Massas, deve ser de 20 a 190 ug/L.
Na castanha do pará tem muito selênio, a substância gera benefícios e malefícios em nosso organismo, ingerida com moderação, o selênio é um aliado da boa saúde, consumindo muitas castanhas, por exemplo, nosso organismo poderá reter uma dose excessiva desse mineral e em excesso age como toxina.
O excesso de selênio pode ter efeitos nocivos, que podem ser provocados pela ingestão de suplementos de cerca de 5 mg a 50 mg diários sem prescrição médica. Os sintomas são náuseas e vômitos, queda do cabelo e das unhas, erupção cutânea e lesões nervosas. (manual-msd em perturbações da nutrição e do metabolismo).