O número de casos de rubéola está crescendo novamente no país. O maior perigo é para o feto de mulheres grávidas. O agente que causa a rubéola é um vírus, togavirus, a enfermidade é branda, transmitida por gotículas durante a respiração.
Período de incubação é de 18 a 19 dias. Erupções róseas aparecem pelo corpo, inflamação da garganta, palato e gânglios cervicais posteriores tornam se dolorosos. As plaquetas geralmente estão reduzidas. Para diagnosticar é feito a pesquisa de anticorpos IgM no sangue, que vai estar elevado. E o tratamento consiste basicamente em controlar os sintomas.
Doença causa sérios danos ao feto
O que mais preocupa em casos de rubéola e a contaminação de gestantes.
A doença causa sérios danos ao feto. A infecção fetal pode ocorrer em qualquer fase da gravidez, mas o dano maior ocorre no primeiro trimestre de gestação.
Quando a doença não causa aborto, as crianças contaminadas pelo vírus durante a gestação nascem com problemas irreversíveis.
Problemas como cegueira, surdez, alterações cardíacas e problemas no sistema nervoso central.
Sintomas que devem ser observados: ”vermelhidão pelo corpo, febre, íngua atrás da orelha, na região cervical, procure um centro de saúde ou seu médico.
Os postos de saúde estão preparados para realizarem a vacinação, lembrando que mulheres grávidas não podem tomar a vacina.
Pessoas com estes sintomas devem evitar contato com gestantes e locais onde se concentrem muitas pessoas, avise os agentes de saúde ou procure o posto de atendimento médico.
Exames para detectar rubéola
Exame de sangue pode ser necessário para diagnosticar a doença.
E caso tenha um resultado positivo para Rubéola IgG e um IgM negativo veja o que significa.