Mais informações sobre doação de sangue. Depois da primeira explicação e demonstração da grande necessidade de se doar, o Rangel, já comentou que quer voltar a doar com mais freqüência e o Aldemir, disse que já teve a oportunidade de observar o problema que é a falta de doadores e que não está podendo doar devido ao seu momentâneo problema de saúde (por enquanto certo Aldemir?).
Portanto Quem não pode doar sangue:
Os que estão expostos a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas.
Aqueles que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos. Mulheres grávidas, amamentando ou que abortaram recentemente.
Os que fizeram tatuagem em locais sem controle sanitário.
Usuários de drogas.
Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.
Pessoas com algum tipo de doença debilitante, que fazem tratamento ou tomam medicamentos.
Recomendações para quem vai doar sangue:
Nunca doe em jejum; repouso mínimo de 6 horas na noite anterior; se realiza atividades com maquinas, aviões, locais perigosos devem interromper por 12 horas o trabalho após a doação; alimentação pobre em gorduras antes de doar e não ingerir bebidas alcoólicas.
Qual Intervalo entre as doações?
As mulheres podem doar de 3 em 3 meses e os homens de 2 em 2 meses, respeitando sempre a freqüência máxima admitida de 4 (quatro) doações anuais para os homens e 3 (três) doações anuais para as mulheres.
Estamos preocupados pois em época de festas e feriados a necessidade de sangue torna-se maior, e está aproximando o carnaval. Faça sua doação.
Procure o serviço de hemoterapia mais perto de você. Disque saúde: 0800611997.