CientíficosPlaquetas na dengue hemorrágica

Plaquetas na dengue hemorrágica

Recentemente publiquei um material, que teve boa repercussão, sobre os exames que podem ser feitos para confirmar suspeita de dengue. Neste novo material estarei informando sobre exames que podem ser realizados, não para confirmar, mas para colaborar na triagem de dengue.

As plaquetas são pequenos fragmentos de uma grande célula, o megacariócito gerado a partir de uma célula indiferenciada na medula óssea. As plaquetas que se formam no interior do citoplasma do megacariocitário não possuem núcleo, e são lançadas na corrente sanguínea, e colaboram no processo de coagulação do sangue.

Sobre as plaquetas, podemos ler mais no material publicado aqui no blog sob o título plaquetas – como contar e interpretar o resultado. Valores de plaquetas abaixo de 100 mil e elevação de hematócrito acima de 20% (hemoconcentração) são dados relevantes para suspeitar de dengue hemorrágica.

A trombocitopenia grave (queda da quantidade de plaquetas circulantes no sangue) e o aumento da permeabilidade vascular são duas grandes características da febre hemorrágica da dengue (FHD).

Ocorre um aumento na destruição das plaquetas por mecanismo imunológico, quando o organismo produz anticorpos contra o vírus, acabam destruindo também as próprias plaquetas, principalmente nas infecções secundárias, condição evidenciada em pacientes com febre hemorrágica de dengue.

O que determina a severidade da doença e a distinguem de outras febres virais e da própria febre viral de dengue não hemorrágica, são vazamentos de plasma (líquido existente no sangue), facilitada pelo aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos (poros dos ficam mais dilatados). Assim, queda da pressão e choque hipovolémico pode ocorrer em função de uma perda crítica de plasma.

Esta característica de fragilidade capilar resulta em prova positiva ao amarrar o braço do paciente com torniquete e observar depois de cinco minutos a formação de petéquias (prova do laço) em uma área delimitada, pequenas manchas avermelhadas na pele.

Uma coisa que podemos fazer, além de manter as casas isentas de locais para proliferação do mosquito, é realizar doação de sangue como o Carlos já havia comentado, pois em casos que as plaquetas caem abaixo de 50.000mm3 pode ser necessário transfusão de plaquetas.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

26 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

26 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Um ano de crescimento – Recordando I

Começo hoje apresentando um resumo do ano que vai...

Receita multimistura – Controle de desnutrição e auxilia formação de plaquetas

Escrevi vários textos sobre redução do número de plaquetas...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

26
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x