O Newster 10 é um esterilizador de resíduos de saúde que estejam potencialmente infectados, o equipamento transforma as características do resíduo do serviço de saúde em resíduo comum, permitindo que seja manipulado normalmente.
No Hospital Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná, de Curitiba-PR, tem uma unidade do aparelho, ele trata o lixo hospitalar, basicamente, através de dois processos: o de trituração e o de esterilização.
A utilização deste equipamento seria uma grande colaboração para que instituições de saúde possam se adequar ao PGRSS – Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, pois este é um dos itens que fazem parte do programa, mas o benefício evidentemente é para o meio ambiente que recebe menos massa sólida, o grande problema ainda é a questão financeira, o preço é elevado, fora da realidade da maioria das instituições de saúde do país.
O processo
Newster 10 é projetado para esterilizar resíduos hospitalares potencialmente infecciosos na pressão atmosférica e temperaturas elevadas em ambientes úmidos.
Durante um ciclo de 30 minutos, o sistema realiza automaticamente as seguintes etapas:
- Os resíduos são carregados para dentro do aparelho de esterilização, a tampa é fechada e o ciclo é iniciado acionando um botão.
- Inicia o rotor gira lentamente, triturando os resíduos, a temperatura começa a subir.
- O rotor começa a girar mais rápido, a temperatura começa a subir de forma acentuada e os resíduos são triturados finamente.
- Em 96-100 ° C a temperatura para de subir, águas residuais evaporam completamente.
- Depois que a água tenha evaporado totalmente, a temperatura começa a subir acentuadamente até 150 ° C.
- Água é introduzida no sistema para molhar o material e esfriá-la a 95 ° C.
- O ciclo de esterilização está completa. O material é descarregado nas caixas de coleta por um sistema de ar assistid0.
Os vapores liberados durante a evaporação de líquidos são tratados pela análise de um bloco de filtro consistindo de um filtro absoluto e quatro filtros de carvão. Água e gases condensáveis são descarregados para o sistema de esgotos.
Durante o ciclo, e resíduos de plástico pelas altas temperaturas são transformados em pequenos grânulos castanho-acinzentado. Durante o ciclo três processos acontecem simultaneamente para garantir a esterilização.
A alta velocidade do rotor aquece graças aos resíduos, um rotor de alta velocidade que gera os choques e atritos, enquanto também se desintegra e mexe com o material dentro do equipamento. A ação mecânica gera à ruptura da membrana e, consequentemente, a morte dos microorganismos.
Em autoclaves a vapor não exercem ação mecânica sobre os microrganismos pois a sua pressão interna é quase o mesmo que a pressão do vapor.
A empresa fabricante conta com dois modelos, um com capacidade: 15/20 kg / h e outro com capacidade de 30/40 kg / h.