×

Recentemente pesquisas revelaram o poder da pimenta no combate ao colesterol elevado, um inimigo que se deposita nas paredes das artérias, levando a formação de placas no seu interior, causando sérios danos a saúde. Pesquisa da Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) evidenciou a capacidade da pimenta, mais precisamente a capsaicina, em reduzir os riscos das doenças cardiovasculeres.

Durante duas semanas, alguns ratos receberam dose de extrato de pimenta-dedo-de-moça, por ser uma das mais consumidas no Brasil, depois foi coletado o sangue e realizado exame de colesterol total o resultado mostrou uma redução significativa, em torno de 45%, do colesterol desses animais. Márcia Keller Alves, nutricionista da PUC-RS afirma que ocorre realmente uma redução dos riscos de desenvolvimento de doença arterial coronariana ou aterosclerose.

A capsaicina, princípio ativo da pimenta

A capsaicina, princípio ativo presente na pimenta, responsável pelo gosto ardido, também reduz o colesterol ao acelerar o metabolismo, consequentemente levaria a um emagrecimento.

Com pimenta é possível fazer vários tipos de receitas, geleias, por exemplo(vídeo). Os benefícios relacionados ao uso da pimenta, além deste que já relatei, e do tradicional como condimento, tem atividade antiinflamatória, antioxidante, e muitas outras.

O laboratório Apsen produz um medicamento a base de capsaicina, o Moment, um creme, indicado para alívio da dor nos casos de: neuralgia que acompanha o Herpes Zoster, neuropatia diabética dolorosa. Dor na osteoartrite ou artrite reumatóide. Um analgésico tópico.

Na minha casa tenho vários vidros com pimenta, de várias espécies, muito ardida ou pouco ardida, adiciono a pimenta inteira, a mais ardida de preferência, direto no prato e vou tirando pedaços pequenos e juntando aos outros alimentos, uma delícia.

Você também gosta de pimenta? Até mais.

7 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Notícia quente – Pimenta ajuda reduzir colesterol e obesidade http://t.co/3nS25VJI

Eu não comia pimenta antes, depois que fiquei sabendo dos benefícios passei a comer junto com a comida no inicio estranhei agora já estou acostumado com o sabor picante

Boa noite, sou enfermeiro, trabalho no PSF à 3 anos, e estou procurando o teste rápido para colesterol, e também sou professor de uma escola técnica, que irá participar de um evento empresarial, onde irá ter stands de vários produtos agropecuários, saúde, etc… da região de Itapeva/SP.
E gostaria de apresentar esse teste de colesterol.
Gostaria de saber como faço pra adquirir e comprar esse aparelho.
Desde já agradeço a colaboração e espero uma resposta o mais rápido possível.

Agora sei dos benefícios da capsaicina; agora quero saber quais as consequências que a mesma pode causar.

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo

Como a Inteligência artificial IA pode ajudar médicos a tomar decisões

Inteligência Artificial (IA) presente na área da saúde pode ajudar médicos a tomar decisões

Leia tudo

Protocolo de Antissepsia e Desinfecção n-CoV-2, medidas para a estruturação de barreiras químicas proteção contra o n-Coronavirus

Este é um ótimo trabalho desenvolvido pelo professor Marcelo Soares Crespo – Farmacêutico-Bioquímico – CRF-MG 36199 Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica...

Leia tudo

Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento de COVID 19, conheça o estudo e resultados para coronavírus

Philippe Gautret e colegas realizaram recentemente em Marselha na França um estudo avaliando o uso da Hidroxicloroquina e em alguns casos associado...

Leia tudo
7
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x