Homens que quiserem trocar de sexo, podem começar a se preparar, até o final do ano o SUS vai ofertar este tipo de cirurgia, a transgenitalização.
O anúncio foi feito durante a primeira conferência Estadual de Políticas Públicas Para Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e transexuais do Rio de Janeiro, por Ana Maria Costa, diretora do departamento de apoio à gestão Participativa do Ministério da Saúde.
A equipe técnica do Ministério da Saúde está em fase de aprovação de protocolos, rotinas, profissionais, local para cirurgia, apoio diagnóstico e medicamentoso.
Quem estiver disposto a realizar a cirurgia, é aconselhável que esteja preparado também para esperar o tempo de “quarentena”, entre o pedido e a aprovação terá que aguardar um prazo de dois anos para que este paciente tenha certeza do que será feito, depois do procedimento realizado, não tem volta.
Este pedido deve ser feito no posto de saúde mais próximo da casa do usuário que tem interesse na cirurgia, e depois entrará em um processo de preparação.
O Ministério da Saúde estima que tenha por volta de mil cirurgias para serem feitas no país, para troca de sexo masculino para feminino.
Então quem tiver interesse neste procedimento, fique atento, provavelmente outubro ou novembro os postos de saúde estejam prontos para começar as inscrições.