Com sou usuário de lente de contato, me interesso pelo assunto, e quando duas grandes empresas estão juntas no negócio o resultado pode ser muito interessante. Uma tecnologia inovadora oferece um potencial para transformar as formas de cuidados com os olhos e controles de doenças, e para o futuro outras possibilidades devem surgir. A Alcon uma divisão da Novartis é parceira do google no negócio.
O acordo é o primeiro passo para a Novartis evoluir a tecnologia para controlar doenças. Google tem a Alcon com a oportunidade de desenvolver e comercializar sua tecnologia “lente inteligente” e para a Alcon além de transformar o cuidado dos olhos, será uma forma de consolidar sua liderança global em lentes de contato e lentes intraoculares. A transação está sujeita às aprovações antitruste.
A Alcon vai colaborar para desenvolver a “lente inteligente” que tem o potencial para tratar doenças oculares.
A tecnologia por trás da lente inteligente envolve sensores não invasivos, microchips e outros eletrônicos miniaturizados que são incorporados na camada interna da lente.
A princípio as duas empresas focam seus esforços para oferecer duas soluções, ajudar os pacientes diabéticos a controlar sua doença, e para aqueles que vivem com a presbiopia.
Ajudar os pacientes diabéticos a controlar sua doença proporcionando uma medição contínua, minimamente invasiva, avaliando os níveis de glicose do corpo através de uma “lente de contato inteligente” que é projetado para medir o fluído lacrimal no olho e se conectar sem fio com um dispositivo móvel.
E para as pessoas que vivem com a presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, uma anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares que já não podem ler sem óculos, a “lente inteligente” tem o potencial de fornecer uma correção da visão para ajudar a restaurar autofoco natural do olho em objetos próximos, na forma de uma lente de contato acomodatícia ou lente intraocular, como parte do tratamento da catarata refrativa.
“Estamos ansiosos para trabalhar com o Google para reunir sua tecnologia avançada e nosso amplo conhecimento da biologia para atender às necessidades médicas não atendidas”, disse o CEO Joe Jimenez Novartis em comunicado. “Este é um passo fundamental para que possamos ir além dos limites da gestão tradicional doença, começando com o olho.”