Na minhas andanças de férias um local que me surpreendeu, pois não costumo frequentar muito é a lan house, e em um comentário do Ronald Lemos em um post do Marcos sobre Lan no overmundo:
… Em levantamento recente feito pelo Ibope/Netratings, dos 6 milhões de pessoas que apontados como acessando a internet de lugares públicos, cerca de 4,4 milhões faziam isso de lugares pagos (como os cyber-cafés e sobretudo as lan-houses). Esse é um dos fenômenos de empreendedorismo mais importantes no Brasil hoje.
E isso realmente faz sentido, o movimento era sempre grande e, além disso, rola sempre venda de refrigerante, sorvetes e outras quinquilharias. O Thiago que trabalha em uma Lan sabe que o orkut domina nas lans, e o Chawca freqüenta e sabe como os “sapo” ficam de olho e as vezes incomodam.
Realmente o que me chamou mais a atenção foi o domínio do orkut neste meio, acredito eu que em uma pesquisa simples por volta de 70% dos usuários estavam no orkut, 20% no MSN, 9% no Uol, google ou You Tube e eu 1% no WordPress, e abas abertas no Bloglines para ler meus feeds. Além dos que ficam jogando games.
E outra coisa percebida é a interação que acontece, eles se comunicam pelo computador e com a pessoa do lado e outro que está na outra bancada, e sempre vidrados na tela do computador e ai perdem horas e dinheiro com o seu queridinho orkut, e ainda algumas vezes tem um no comando e mais uns três em volta da mesa olhando e dando palpites.
De vez em quando alguns deles passavam por mim e ficavam olhando para a tela e eu ouvia o sussurro de seus pensamentos dizendo: o que esse maluco está fazendo neste site estranho e ainda por cima usando um tal de firefox.
É meio chato aquela gente toda e não dá para se concentrar muito para escrever, mas vale a pena em momentos que o nosso computador não está por perto usar as lan houses.