É visível o empenho das empresas no sentido de produzir equipamentos e tecnologias variadas para oferecer qualidade de vida e segurança para os usuários, principalmente os mais idosos que necessitam de uma atenção especial. Neste sentido uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada led que monitora o ambiente que ela está ligada e por meio de um tipo de radar consegue identificar quando uma pessoa sofreu uma queda, depois dispara um aviso para alguém da família ou equipe médica.
Realmente nos dias atuais é necessário criarmos mecanismos para cuidar, principalmente dos nossos idosos, e esta novidade é muito interessante neste sentido. O “sistema” monitora uma pessoa idosa, etc, utilizando uma lâmpada de LED equipado com um dispositivo a laser.
Funciona basicamente com uma “Luz Laser”, que detecta instantaneamente anormalidades, como um tombo de uma pessoa, e monitora o estado da respiração ou dormindo, medindo a distância entre a lâmpada LED ligado no teto e a pessoa. Diferente de sistemas equipados com uma câmera ou um biossensor que normalmente são usados para monitoramento, o novo sistema pode eliminar o desconforto e tensão que muitas vezes são causados pelo sentimento de “estar sendo observado”.
Um dispositivo milliwave (24GHz) radar e um chip sem fios ficam embutidos em um aparelho de iluminação, este sistema mede a distância entre a lâmpada pendurada no teto e na cabeça de uma pessoa idosa, analisando a luz refletida do dispositivo de radar, transmite os resultados para um servidor através de uma rede sem fios.
Quando a pessoa fica acocorada ou simplesmente cai, a distância entre a pessoa e o teto muda de repente, em seguida, o sistema notifica uma equipe de cuidados ou um membro da família que está em um lugar remoto informando sobre a súbita mudança de condição física da pessoa.
A luz deste laser pode, além de identificar uma queda, medir os dados vitais, tais como o estado da respiração e da profundidade do sono, usando a função de medição do radar.
A população mundial está cada vez vivendo mais, envelhecendo, por isso tais dispositivos colaboram para que a família cuide melhor de seus idosos.