HIV e AIDS – Breves relatos de vida

AidsHIV e AIDS - Breves relatos de vida

Frequentemente recebo comentários nos posts de assuntos relacionados a HIV e AIDS, vários deles são uma lição de vida, ou nos fazem pensar e rever alguns conceitos relativos a está doença que ainda carrega consigo um grande estigma. Vou compartilhar alguns destes relatos de casos, experiências vividas, escritas neste blog. Desta vez serão 4 breves histórias.

1) M. I – Descobri a pouco mais de um ano ser soropositiva, não contei pro meu namorado, tive crises nervosas, pensei que ia enlouquecer, ele e minhas filhas pensavam que era algo tipo tpm, terminamos, ele casou, e nao sabe que esta infectado, sou uma mulher bonita, festeira, adoro sexo. Não conto para os meus parceiros, alguns tiram a camisinha, outros dizem que deus é que sabe quem pega ou não, sempre peço para usar,digo que qualquer pessoa pode estar infectado, mas nao adianta, o medo de broxar é maior, não sei o que fazer, acho que vou para o inferno. É uma bola de neve, a angústia e o peso da consciência é que vão me matar.

É uma bola de neve, a angústia e o peso da consciência é que vão me matar.

2) L.C – Convivo com meu irmão que tem aids, uma doença que mudou a vida dele e a minha, jamais abandonei meu irmão, hoje ele só tem a mim, juntos estamos lutando, acredito e ele também que terá muitos anos de vida pela frente, está tomando medicamentos, e hoje vive sem problemas, mas o que dificulta é o preconceito, este sim, mata. Mas ele está se acostumando a conviver com o vírus e com o preconceito. Descobriu cedo que tinha a doença, por isso acho que teve tempo de começar logo a defesa contra o vírus e contra a intolerância de muitas pessoas. Pense numa coisa: reveja sua vida hoje, não espere algo como esta doença chegar, ou algum outro problema para fazer você mudar, melhorar, você pode fazer isso sem isso acontecer, acredite! Faça!

Está tomando medicamentos, e hoje vive sem problemas, mas o que dificulta é o preconceito, este sim, mata.

3) R. A – Eu apenas gostaria de chamar a atenção para todas as pessoas que tiveram algum tipo de relação sexual desprotegida. Fiz sexo oral com um outro homem e houve tentativa de penetração, sem proteção. Após o fato me veio o desespero da possibilidade ter contraído algum tipo de vírus, […] Qualquer dorzinha que eu sentia, qualquer indisposição eu via como um sintoma da doença. O stress e a ansiedade foram tamanhas que mudaram radicalmente meu sistema digestório, evacuando fezes moles, dores de estômago, cansaço, dores de cabeça, e tudo mais. […] ouvi casos de pessoas que morreram devido a saúde debilitada por causa do HIV… minha vida estava um caos!!! Após quatro meses suportando o medo de ter alguma doença e ter transmitido a outras pessoas um fato inusitado aconteceu – apareceram manchas na pele (eu havia lido que isso poderia acontecer) – e me obrigou a ir até a um posto de saúde e solicitar o exame. Foram mais 14 dias de agonia e espera. Então com o resultado em mãos, a enfermeira abriu o envelope e a papelada e começou a ler. Parecia uma eternidade. Minha vida poderia acabar logo ali, então ela me disse que os exames de HIV, sífilis e Hepatite deram NEGATIVO. […] não senti mais nada. Foi um alívio gigantesco. Com lágrimas agradeci a Deus pela oportunidade de continuar a viver normalmente. Se eu estivesse com o vírus, minha vida particular e social iriam mudar drasticamente, mas é fato que eu agi errado fazendo uma relação desprotegida. Não façam isso em hipótese alguma! Não façam sexo oral desprotegido. Caso aconteça, FAÇAM O EXAME! Nada irá aliviar a tensão enquanto não fizer o exame. Se a camisinha estourou, se havia um pequeno corte no lábio, se houve um pequeno sangramento na região genital, se houve contato com secreções seminais… qualquer coisa… FAÇAM O EXAME sem medo. Criem coragem e façam o teste!!! A doutora não tem poderes para dizer se a pessoa tem ou não o vírus. Somente o exame sorológico irá mostrar isso. Espere a janela imunológica e respirem fundo. É isso! Obrigado pela oportunidade!

A doutora não tem poderes para dizer se a pessoa tem ou não o vírus. Somente o exame sorológico irá mostrar isso.

4) F.T – Tenho a doença, a vida muda completamente, tudo transforma, situações antes normais passam a ser complexas, a família abandona, os amigos se afastam e mesmo aqueles que ficam perto, criam uma barreira, a vida passa a ser você e você mesmo, não existe mais planos, o amanhã é apenas uma vontade que tenho de acontecer, de chegar lá, de estar presente neste dia, viver aquele momento, a cada minuto, o desafio é viver para estar presente no dia de amanhã, nada mais, sem sonhos de consumo, de bens, de dinheiro. A minha cabeça parece um redemoinho, não sei se continuo ou me entrego.

A família abandona, os amigos se afastam e mesmo aqueles que ficam perto, criam uma barreira.

Quem trabalha na saúde conhece muitos destes relatos, muitos destes questionamentos, conhece o rosto da doença, a angústia da família, aprendemos a não acusar, não apontar, não julgar, apenas apoiar quando for preciso, não necessitam de piedade, apenas igualdade.

53 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

53 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

No dia 27 de março de 2022 cometi o erro de não usar preservativo durante a relação, a pessoa com quem me relacionei me apresentou um exame negativo para doenças sexualmente transmissíveis então não me preocupei. Porque apenas não usamos preservativo após eu contar que não mantinha contato sexaal. Porém, me atentei mais a HIV, depois de dois meses tive garganta inflamada e febre, olhei os sintomas de HIV no google e me desesperei. Conversei com essa pessoa novamente e ela me mostrou outro exame depois de termos ficado e o resultado era NÃO REAGENTE. Aproveitei que já tinham mais… Read more »

Boa noite ! Dr descobri q tenho HIV ..fiz os testes rápidos do posto de atendimento nessa área.. Infelizmente deu positivo .. Meu marido tinha e passou pra mim.. Fiz o check cap ..CD4 940 carga viral 139 .a médica pediu um novo exame pra ter o certeza do diagnóstico. .ela me disse q pode ter dado um falso negativo ..se eu tinha tomado vacina no dia do exame. Enfim disse tbm pra não ter esperança não esteja contaminada ..que só vai poder entrar com os remédios quando ver o outro exame.. porque esses q eu fiz está confuso.. Será… Read more »

bom dia Dr.. eu tenho 20 anos estou gravida de 6 meses e tenho um filho de 1 ano ele nao amamentou e na gravidez dele fiz exames anti hiv q deram negativos a 6 meses atras tive uma exposicao lateral com o virus pelo meu pai que desconfiamos ser portador do hiv por meio de uma briga entre eu e ele o de houve um corte grande em mim e outro nele ou seja tivemos contatos com o sangue e os dois com feridas.. como nao conversamos eu nao posso afirmar q meu pai tem o hiv ou se… Read more »

queria dizer que contrai o virus hiv com meu companheiro , não vou mentir ando muito angustiado,amargurado e sem pespequitiva de vida ,mas sei que isso irá passar porque tudo na vida nasce e morre e sei que um dia terei de morrer,não quero que os outros saibam mas tambem agora irei me proteger mais e mais . até porque tenho o virus basta eu nao deixar esse virus agravar mais ,pesso a deus agora cada dia mais e mais para que consigam um remédio para curar essa doença pois andei pesquizando muito e vi que estamos a beirar de… Read more »

Após 2 meses de angustia, sofrimento e medo de saber o resultado de um exame. Essa semana realizei o teste de HIV. Quem se aventurou por ai, correndo riscos, sabe o medo e agonia que é ter sua vida numa roleta russa do azar. Nestes dois meses, notei todos os sintomas de HIV em meu corpo, desde o simples resfriado, tosse seca, manchas no corpo, até a língua esbranquiçada. Carregava a certeza da positividade no HIV. Até porque, soube por um amigo, que uma das pessoas com quem eu mantive relação a algum tempo atrás, hoje estaria infectada. Criei então… Read more »

RELATO DA MINHA HISTÓRIA Minha história é um pouco diferente. Passei anos de minha vida achando que poderia ter HIV. Eu sou mulher, e o fato é que mulheres sempre estão mais vulneráveis. Na hora H, muitos homens não querem usar preservativo. Há oito anos, ao invés de fazer exames laboratoriais, fiquei observando sintomas, apavorada com qualquer mancha em minha pele, triste por achar que poderia ter adquirido o vírus. O bom é que por ter pesquisado muito, pude ver que precisamos romper com as barreiras do preconceito, que essa história de achar horrível ter HIV/AIDS é uma ideia socialmente… Read more »

Gostaria de saber se posso pegar a medicação do meu pai ele e soro positivo tem muito receio que descubram sua doença fica em depressão e interronpe o tratamento posso pegar a medicação…

Olá Doutor, acho lindo seu trabalho em orientar as pessoas, parabéns. Estou de “cabeça quente” porque eu e meu namorado erramos dessa vez, pois ele tentou durante o banho sem preservativo mas infelizmente ejaculou em mim, mas não houve penetração do pênis dentro. Porém acho que tem o mesmo risco, não é? não tive coragem ainda de fazer exame, mas houve alguns indícios, como dor na garganta, sem febre. Vou fazer o exame! Mas o que quero saber é que se ocorrer de positivo, o que faço ? tenho tristeza em pensar nas discriminações pelos profissionais que me atender! Caso… Read more »

Luna, o correto é procurar logo, o quanto antes esclarecer se tem o vírus, fazer exames de todos e se for o caso iniciar o mais rápido possível o tratamento, assim as chances de uma vida longa e com boa qualidade será muito maior. Veja na sua cidade onde fica o cta para buscar ajuda, eles tratam o caso com sigilo. Abraço.

oi,tenho 18 anos,sou gay e ninguem sabe,sair com varios homens só pra curtir,e hoje estou aqui,com muito medo de estar com aids,ainda não fiz o exame por que tenho medo do resultado,estou desesperado pois minha familia acredita que sou virgem,e ñ saberia o q fazer se eles descobrisem q tenho aids,transei com uns 3 caras sem camisinha, o ultimo foi terça-feira,e antes mesmo ja tava com medo de estar contaminado,estou criando um bicho de 7 cabeças dentro de mim.pois penso q se eu estiver contaminado irei morrer,nao sei se tenho forçãs pra encarar a verdade,nuna fiz esse exame,tenho muito medo,tó… Read more »

Bom, eu descobri a 3 dias que sou soro positivo. Por incrível que pareça (eu me surpreendi) não me desesperei. Acho que por acreditar muito em Deus, e achar que só acontece o que ele permite. Confesso que o meu maior medo é fazer minha mãe sofrer. Quanto a possibilidade de morrer, (no momento) não me assusta. A médica que me deu o resultado do exame me deixou aliviado, penso que talvez muita coisa do que ela disse tenha sido pra me deixar tranquilo, mas mesmo assim tô tranquilo. Mas acho irônico, o cara que sempre foi certinho, que buscava… Read more »

DR. preciso que me ajude.. meu sobrinho é casado e tem 3 filhos o filho do meio foi enternado a uti ai fizeram o exame de HIV deu positivo ele tem 3 anos, o mais novo de tem 10 meses e tb deu positivo, a mãe das crianças também deu positivo ela fez o exame depois que chegou o resultado das 2 crianças,meu sobrinho que é o pai fez o exame e ainda não chegou o resultado, mas a infectologista disse que é quase impossivel ele não estar contaminado, minha pergunta é : a mãe das crianças fez os 3… Read more »

Olá vim contar minha História, eu sempre fui uma menina que pensava em estudar, e ter um bom emprego, mas como era de família pobre, minha mãe brigava muito comigo, fui morar com um cara de 53 anos aos 15 anos, uns oitos meses depois descobri que ele era traficante e que tinha várias mulheres, mas continuei com ele que era um risco pra mim duas vezes, por ter inimigos e por talvez ter alguma doença, ele tinha uma filha mais velha que eu e brigávamos muito, até que eu decidi larga-lo, como não queria ir pra casa da minha… Read more »

Todos nós temos o livre-arbitrio, quando fazemos sexo sem preservativo, podemos até estarmos bêbados, mas no fundo o nosso inconsciente nos acusa, (aí me Deus o que to fazendo!), mas é tão bom, não é, sem proteção!, mas naquele momento temos a escolha fazer sem ou deixar que façam sem com a gente, vc pode barrar, então não condenem ninguém. Se alguém exigir sexo sem camisinha, ja´ corram, ha algo de errado, mas se foram coniventes, assumam as consequencias.

Carla Says, antes de atirar pedras, entenda uma coisa, milhares de pessoas não sabem que são portadoras do virus e, vai me dizer que vc nunca fez sexo oral sem camisinha?; deixou dar umas esfregadinhas, beijou pessoas com áfitas, cáries, como pode ver, é muito fácil contrair uma DST, hj sou eu, amanhã é vc, depois é o outro, a não ser que se faça voto de castidade, estamos vivendo e estamos correndo o risco o tempo todo. Por mais que exista um programa de prevenção de DSTs/Aids do governo, não tem como controlar essa doença, ela é crescente, o… Read more »

O caso da mulher que passou o virus pro namorado mesmo ela sabendo que tinha …. eu penso q esta mulher esta errada em fazer isso, porém o ex dela tbem esta errado pois numa relação os dois são responsáveis se ele quis fazer sexo com ela sem camisinha foi uma opção dele. Assim como de todos q colocam a vida em risco. Vcs não perguntam para o parcero de vcs se eles tem alguma doença. Vocês estão fazendo a cruz de vcs então merecem o que estão passando. Mas eu por exemplo nasci com o virus e nunca fiz… Read more »

descobi a 9 meses que sou soro+
hj meu cd4 esta 1165 e minha carga viral esta em > de 50 copias ou seja indetectavel se uso de artv.
tenho fe em deus que um dia serei curada ou pelo menos nunca precisarei de toma-los

As pessoas que contrairam o hiv tem por obrigação e consciência contar para se parceiro, no caso da moça que não contou para se namorado e ele casou com outra, além de uma vitima que é seu ex namorado a noiva que casou com ele também, isso é muita irresponsabilidade de quem tem hiv ou aids e parece que quer descontar sua própria revolta contaminando os outros, ninguém tem culpa se ela não se cuidou, quantas vitimas os que são portadores de hiv e aids fazem pela frente, ta na hora da justiça começar a punir pela omissão de quem… Read more »

…daí a dúvida me atacou, fiz o teste…
Confesso que ainda tenho muito medo só de pensar sobre o assunto…
* Seu comentário foi incluído neste texto > https://plugbr.net/hiv-faca-o-teste-nao-custa-nada-saber-e-a-melhor-decisao/ < Obrigado.

do nada apareceu no meu saco escrotal, uma ferida estreita avermelhada, quase carne viva, doi muito e não coca, usei vários antibióticos e pomadas, mas o medico acha q é SÍFILIS, pediu exames, to desesperado, e se for, o que acontecera comigo, minhas roupas intimas passaram pra família???? to em panico!!!!!

Most Popular Articles

53
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x