Não é raro receber emails ou mesmo comentários no site, de pessoas falando que encontraram a cura, que estão livres do vírus, que sabem as ervas para curar, ou tiram o espírito da doença, e muito mais coisas deste tipo. Eu não duvido que realmente possa existir algo que tenha efeito, não sou cético a ponto de rechaçar qualquer promessa de cura, mas infelizmente o que estamos vendo são pessoas mal intencionadas, que tentam, e muitas vezes conseguem, fazer com que portadores do vírus gastem dinheiro e desgastem mais a saúde, muitas vezes já debilitada, usando promessas absurdas e sem fundamento nenhum.
Neste dia 1 de Dezembro, o dia mundial de luta contra a Aids, observamos que conquistamos avanços e muitos retrocessos na difícil tarefa de lutar contra o vírus HIV, o trabalho precisa ser frequente, e muitas vezes os governos não estão alinhados com estas ideias, falta vontade política, apoio e medicamentos oferecidos regularmente para quem tem o vírus e oferecer informação clara e promover políticas públicas para proteger e evitar novos casos.
Apesar de não contarmos com a tão esperada cura para a AIDS, neste dia 1 de dezembro, dia mundial de luta contra a Aids, podemos dizer que progressos mundiais significativos foram feitos. O tratamento precoce de indivíduos infectados pelo HIV pode retardar o início da AIDS e aumentar o tempo de sobrevivência.
Mas como disse no início, existe pessoas inescrupulosas, charlatões que antes prometiam curar câncer, agora aproveitam até mesmo este momento difícil pelo qual portadores do vírus HIV passam, oferecendo curas milagrosas, medicamentos incríveis, ervas sobrenaturais, suplementos que tornam o sistema imunológico capaz de extinguir o vírus, ou promessa espiritual que queimariam o HIV, na verdade são apenas golpes, para tirar das pessoas que estão com o vírus, dinheiro e a esperança.
Sem dúvida o momento é difícil e extremamente delicado para quem descobre que tem a doença, mas é importante que pacientes não se entreguem ao charlatanismo, e mantenham as esperanças, cuidando para ter sempre uma alimentação saudável, dormir bem, tomar as medicações padronizadas, assim, como ocorre em milhares de casos, ter uma qualidade de vida relativamente boa e uma vida longa.