Em um grande ensaio clínico multicêntrico foi descoberto que medicamentos antivirais usados em tratamento combinado podem erradicar a infecção de hepatite C em mais do que 90% dos pacientes portadores de doença hepática avançada.
O vírus da hepatite C (HCV) infecta entre 130 e 150 milhões de indivíduos em todo o mundo e é uma causa comum de insuficiência hepática e cirrose, que se desenvolve quando o tecido saudável do fígado é substituído por tecido cicatricial, eventualmente, impedindo o fígado de desempenhar as suas funções. Um total de 267 pacientes com insuficiência hepática causada pela hepatite C participaram do estudo clínico randomizado de fase 3 em 47 locais em todo os Estados Unidos.
Pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC) e Intermountain Medical Center, e depois publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM) foram responsáveis pelo estudo que pode beneficiar pacientes com doença hepática avançada, causada pelo vírus da hepatite C.
Hepatite C em pacientes portadores de doença hepática avançada, o tratamento
Neste estudo mais da metade das pessoas participantes já tinham sido tratadas sem sucesso por métodos tradicionais para a infecção da hepatite C. Mas o estudo conduzido por Michael Curry, MD, usou uma combinação diária dos medicamentos anti-virais e sofosbuvir Velpatasvir, com ou sem a adição de ribavirina durante 12 semanas ou 24 semanas, tratou com sucesso da hepatite C em 83% a 94% de pacientes.
O número de pacientes com insuficiência hepática devido à hepatite C deve aumentar substancialmente nos próximos 10 anos, disse Curry. Estes novos resultados indicam que os pacientes com doença hepática avançada pode ainda beneficiar de tratamento da hepatite C.