×

Neste Dia Mundial do Diabetes, estamos aqui para alertar a todos sobre a importância da realização do exame, para que possa ficar livre de problemas graves caso a doença exista e não seja diagnosticada. Principalmente se você tem na sua família pessoas com a doença, ou que tenha algum sintoma ou sinal deste problema. Não fique adiando a realização do exame, procure o posto de saúde próximo de sua residência para fazer o teste de glicose.

O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático e pode incluir sintomas como: Sede excessiva, rápida perda de peso, muita vontade de urinar, má cicatrização, cansaço inexplicável, fome exagerada, Falta de interesse e de concentração, visão turva, vômitos e dores estomacais e frequentemente diagnosticados como gripe.

Já no caso do Diabetes tipo 2, também pode estar presente os mesmo sintomas acima, mas geralmente são menos evidentes. Em crianças com diabetes tipo 2, estes sintomas podem ser mais brandos ou até mesmo não ser observados.

Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. O diabetes tipo 1 é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.

O teste de glicemia ou glicose pode ser  realizado no laboratório, onde o exame é processado em equipamentos automatizados de grande porte e sob controle e avaliação metodológica, ou pode realizar em um posto de saúde ou policlínicas, nestes casos geralmente fazem o teste rápido, usando um aparelho menor que os de laboratório, e que realizam apenas a glicose, em alguns casos libera resultado também de triglicérides e colesterol, cada equipamento ou método utilizado tem sua vantagens e desvantagens, aqui neste texto escrevi sobre os equipamentos de teste rápido para medir a glicose.

Caso seja identificado alguma alteração em seu exame, usando o teste rápido ou o equipamento do laboratório, o médico certamente irá solicitar novos teste para confirmar o diagnóstico. Exames como a Hemoglobina glicada e outros podem ser solicitados.

Se realmente confirmar que está com diabetes, será acompanhado por equipe de profissionais de saúde treinados para lidar com a doença, será incluído em programas específicos de diabetes. E práticas como medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares devem se tornar rotineiros.

As informações recebidas pelo paciente que possui esta doença são extremamente importantes, desta depende grande parte do bom controle, a equipe multidisciplinar de saúde é fundamental neste processo, além disso a família também precisa se envolver e colaborar para que o ajuste alimentar e tomada de medicamentos seja bem realizado. O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família.

O controle bem feito, com informações de qualidade, repassadas de forma simples pela equipe assistencial, melhora muito a qualidade de vida do paciente com diabetes, por isso a campanha do Dia Mundial do Diabetes promover a importância dos programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle, além de defender mais oportunidades para inserir educação em diabetes junto aos sistemas de cuidados em saúde e às comunidades.

Um paciente que realiza frequentemente exame para averiguar se não tem algum problema de saúde, entre eles o diabetes, e é diagnosticado com a doença o mais cedo possível, terá menos problemas e poderá ter uma vida normal com algumas restrições básicas alimentares e se for o caso tomada de medicamento. Faça o teste do diabetes, procure um serviço de saúde perto de sua casa e viva melhor e tranquilo.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Teste rápido exame

Teste rápido HIV, dengue e gripe usa gota de sangue em papel especial e celular para medir mudança de cor

Um novo dispositivo testa se existe anticorpos específicos no sangue de maneira simples e rápida. Uma gota de sangue dispensada em papel...

Leia tudo
teste fibronectina parto prematuro

Fibronectina fetal e o risco de parto prematuro, como e quando o teste para identificar a proteína é realizado

Parto prematuro é uma das principais causas que levam a morbidade e mortalidade perinatal. A fibronectina fetal é uma proteína produzida no...

Leia tudo
Teste rápido malária

Testes rápidos de malária devem ajudar distinguir entre malária grave e não complicada

O atraso no diagnóstico e tratamento é uma das principais causas de morte em pacientes com malária. A doença é responsável por...

Leia tudo
Teste rápido dengue detecta no inicio dos sintomas

Dengue NS1 teste rápido pode ser feito 24 horas após início de sintomas, resultado positivo em 15 minutos

Antígeno NS1 é uma glicoproteína que pode ser encontrada em altas concentrações no sangue das pessoas infectadas pelo vírus da dengue. É...

Leia tudo
teste rápido bahiafarma

Teste rápido Bahiafarma Chikungunya IgM, Zika vírus IgG e IgM, e o NS1 positivo no primeiro dia da infecção

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Bahiafarma produz, medicamentos e produtos de saúde, visando suprir as demandas do Ministério...

Leia tudo
teste medicamentos falso ou degradado

Novo método usa dispositivo de papel para identificar medicamentos falsos ou degradados

Frequentemente observamos reportagens de apreensão de cargas de medicamentos falsificados, pessoas são presas vendendo caixas de fármacos que não possuem o princípio...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x