Provavelmente você já deve ter lido ou mesmo usado o óleo de coco, deve gostar também da água de coco, castanha, leite de coco, coco ralado, mas tem um novo produto, a manteiga de coco, ela é utilizada em muitas receitas no lugar da manteiga comum, também pode ser usada com outros acompanhamentos. Veja aqui como eu fiz a minha manteiga de coco, entenda a diferença desta manteiga para o conhecido óleo desta fruta, como usar e os benefícios.
Depois que famosos dos EUA começaram a incorporar a manteiga de coco na alimentação, seu uso se popularizou, e certamente é um ótimo produto para consumo. O óleo e a manteiga possuem um cheiro semelhante, mas cada um tem suas características.
Então, qual a diferença entre o conhecido óleo de coco e a nova manteiga de coco
O óleo de coco é produzido por um processo de óleo prensagem a frio ou quente a partir da castanha de coco. O óleo de coco é feito inteiramente de gordura, principalmente a saturada. Normalmente uma colher de sopa tem cerca de 14 gramas.
A manteiga de coco que é produzida usando o coco ralado ou triturado passado em um processador de alimentos, batendo por 15 a 20 minutos, conseguimos uma pasta fina e de sabor delicioso. Dependendo da temperatura do local de armazenamento fica uma pasta consistente e pode ser aquecida levemente para ser usada para passar no pão, comer puro mesmo, e para diversas utilidades.
A manteiga de coco é feita a partir da castanha do coco, também contém gordura saturada, por volta de 10 gramas por colher de sopa. Mas diferente do óleo, a manteiga tem fibras, uma colher de sopa de manteiga de coco tem cerca de 2 gramas de fibra dietética.
Nutrientes da manteiga e óleo de coco
O óleo de coco e manteiga de coco são ricos em calorias. Podendo variar dependendo de alguns fatores, mas normalmente ambos produtos carregam cerca de 110 a 120 calorias por colher das de sopa.
O coco tem grande quantidade de gordura saturada, que segundo estudos é boa e de fácil digestão. Possui também nutrientes como vitaminas B1, B3, B5, B6 e C, os minerais como magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, fósforo, potássio, cobre e manganês. Também carrega o ácido láurico.
Manteiga e óleo de coco trazem benefícios, sim ou não
No passado pesquisas apontavam que o alto teor de gordura saturada trazia prejuízos para a saúde, pois, leva a níveis aumentados de colesterol, causando o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Mas pesquisas recentes mostram que a maior parte da gordura saturada é ácido láurico, que realmente aumenta o conhecido colesterol bom e reduz colesterol ruim, diminuindo o risco de doença cardiovascular, tese defendida também pelo médico Dr. Lair Ribeiro, estudioso deste produto.
O ácido láurico possui propriedades antiviral, antifúngica, antibacteriana, bom digestivo e especial antioxidante. Além disso, é importante para o funcionamento da tireoide, mantendo os hormônios em quantidades ideais.
Outra boa característica do ácido láurico, é um termogênico, colabora para o emagrecimento.
Comentamos em outro texto sobre o óleo de coco, ele concede a sensação de saciedade, queima aquela gordura abdominal, para que isso ocorra um composto importante, o ácido láurico, gera energia na célula de forma acelerada, aumentando o gasto energético.
Tanto o óleo quanto a manteiga possuem gordura saturada boa, reduzem o risco de doença cardíaca, e melhores resultados se aliado a práticas de exercícios e alimentação saudável.
Como preparar manteiga de coco
Você vai precisar de pouca coisa, além de ser bastante rápido e fácil. Com Coco ralado, em torno de 300 a 500 gramas e usando um liquidificador ou processador de alimentos.
Como eu tenho um pé de coco no quintal, e ele produz sempre, usei 2 cocos, depois de descascar e retirar a castanha, cortei em pedaços pequenos e coloquei no liquidificador.
Sempre tirando o coco que fica nas bordas levando para o meio, assim não fica nenhuma parte ser bater. Adicione sal a gosto, mas se desejar não tem necessidade de colocar sal. Eu usei.
Geralmente bata por 10 a 15 minutos, assim a manteiga de coco logo estará pronta quando perceber que já tem uma consistência cremosa. O tempo até atingir a consistência desejada vai depender da velocidade do liquidificador ou processador.
Depois que estiver pronta, a manteiga pode ser conservada em temperatura ambiente, e consumir em 3 dias, caso deixe na geladeira poderá usar em até 30 dias, neste caso aqueça um pouco para que fique novamente cremosa.
Aqui está como ficou a consistência da manteiga que eu fiz aqui em casa, depois de bater por 20 min, um sabor delicioso.
Como é o uso de óleo de coco e manteiga de coco no cozimento e outros
O óleo de coco é usado principalmente como óleo de cozinha. óleo de coco refinado pode resistir a culinária de alto calor. É ótimo para fritar e refogar. óleo de coco extra virgem é geralmente recomendado para temperaturas menores.
Quanto ao sabor o óleo de coco extra virgem não é neutro, incorpora sabor do coco nos alimentos preparados. Mas certas versões, bem refinadas causam pouco ou nenhum sabor de coco nos alimentos.
Enquanto a manteiga de coco, pode ser usada em quase qualquer coisa, mas de preferência fresca e não em alto calor. É saboroso como um substituto da manteiga tradicional na torrada ou pão. Também ideal para preparo de doces. Além disso, muito bom para uso em produtos de beleza.
Outros usos: adicionar ao café para dar cremosidade, colocar no suco, cobertura de frutas, misturar com cacau, granola e cereais.
Eu usei passando a manteiga de coco no pão integral, e se adicionar uma camada de doce de goiaba fica uma delícia também.
Óleo de Coco e manteiga de coco, resumo geral
Para finalizar, podemos dizer que o óleo de coco e manteiga de coco guardam diferenças distintas tanto na aparência, quanto sabor e funcionalidade. Sendo que o óleo de coco é mais indicado para fritar e cozinhar, e a manteiga de coco é excelente para fazer doces não cozidos, ou doces cozidos lentamente em fogo muito baixo, passar no pão, cobertura de frutas, além de ser fonte de fibras. Mas certamente agregam benefícios para a saúde de quem se propõe a consumir tais produtos.