O uso da pílula do dia seguinte é controverso, existe muita banalização e incerteza sobre este tipo de contracepção de emergência, além de vários efeitos colaterais indesejados, como probabilidade de problemas gestacionais futuros, logo após seu uso o ciclo menstrual é fortemente afetado, problema frequentemente relatado pelas usuárias, mulheres que fizeram uso deste medicamento, indagam – Minha menstruação está atrasada é devido a pílula do dia seguinte que usei este mês?
Não se esqueça do teste Beta HCG para saber se é ou não atraso devido a uma provável gravidez, pode ser um Bebê, a pílula não é totalmente segura.
A pílula do dia seguinte (PDS) é uma forma de contracepção de emergência para casos que ocorreu rompimento do preservativo, ou violência sexual, mas hoje em dia, o que se observa é o uso banalizado do medicamento que passou a ser visto por muitos como um anticoncepcional que se usa rotineiramente, e o pior de tudo, esta atitude causa outro problema grave, o uso do preservativo está sendo abandonado ao pensar que a PDS vai resolver o problema da gravidez, esquecendo que o preservativo evita adquirir várias DSTs, a mulher passa a correr o risco de engravidar, já que a pílula do dia seguinte não é totalmente segura, inúmeros relatos de gravidez já ocorreram, aqui mesmo no blog, além disso, correm o risco de contrair o vírus HIV, chlamydia, gonorréia e outras doenças venéreas.
Química da Pílula
A pílula do dia seguinte contém uma dose alta de progesterona, que é um hormônio sintético projetado para imitar os naturais progesterona e estrogênio, o que impede a ovulação, uma verdadeira bomba é lançada no organismo da mulher, a dose é até dez vezes maior que os anticoncepcionais usados diariamente, pode até levar a alterações cromossômicas em gerações futuras quando usado frequentemente. Algumas marcas contém um único produto químico chamado levonorgestrel, que se comporta de forma semelhante. Os principais efeitos colaterais são náuseas e vômitos, dores de cabeça, sensibilidade mamária, tonturas, retenção de líquidos, atraso menstrual ou sangramento intermenstrual.
Efeitos da pílula do dia seguinte sobre o atual ciclo menstrual
O ciclo menstrual em que a pílula do dia seguinte é tomada pode ser mais curto ou mais longo devido à explosão de hormônios lançados durante a ingestão do medicamento. Como o ciclo será afetado dependerá de como o corpo metaboliza os hormônios sexuais. Se usado regularmente ou com repetição pode desregular o ciclo menstrual e facilitar uma gravidez.
Futuro ciclos menstruais
O ciclo menstrual seguinte àquele em que a contracepção de emergência foi tomada deve ser normal, pois seus níveis de hormônio terá retornado a seus valores normais. Mas também podem sofrer variações devido ao uso frequente do medicamento, causando desarranjo até mesmo nos ciclos futuros.
Importante lembrar que o método para evitar gravidez que deve ser utilizado é o da pílula convencional ou o uso regular, mesmo depois de ter feito uso da pílula do dia seguinte, volte a usar o método convencional que é mais seguro e traz menos problemas ao organismo da mulher.
Para algumas mulheres que dizem não querem tomar hormônio todo dia “vou engordar”, e acabam fazendo uso da pílula do dia seguinte apenas quando tem uma relação sexual com seu namorado, saiba que os dois comprimidos equivalem praticamente a meia cartela de um anticoncepcional de uso regular. Além disso, o preço que se para é alto financeiramente e fisicamente falando.